Fortes chuvas causam rompimento de barragem em Minas Gerais

Compartilhar

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais nos últimos dias causou mais um estrago na região Central do Estado. Uma barragem particular de água em Monjolos, pequeno município com cerca de 2,5 mil habitantes, se rompeu neste sábado (25) e residências da zona rural foram inundadas. A cidade, no início da tarde, vivia a expectativa de receber o volume de água.

O centro da barragem fica a cerca de 20 km de distância do Centro de Monjolos. O volume de água liberado pelo rompimento parcial da barragem está se deslocando em nossa direção, o rio já está fora do curso normal e já retiramos as famílias que moram próxima ao leito”, afirma ao BHAZ o cabo Marcelo Nogueira, responsável pela segurança da cidade.

Ao todo, 25 pessoas já foram retirados e realocadas em outros locais. A barragem tem uma capacidade total de 5 milhões de metros cúbicos de água. Para efeito de comparação, a barragem de rejeitos que se rompeu em Brumadinho tinha capacidade de 12,7 milhões de metros cúbicos.

Mas ela não se rompeu completamente. Então não sabemos qual será a quantidade de água que chegará aqui e nem de que forma chegará”, complementa Nogueira.

O rompimento ocorreu por volta das 8h e alguns imóveis ribeirinhos já foram tomados pela água. A barragem foi construída por uma empresa particular para fornecer energia à Cemig, que a redistribuía para sua rede.

Por volta das 14h, quando a cidade ainda vivia a expectativa de receber o volume, chovia bastante no local.

Foto; César Rocha

 

Via BHAZ
Faça seu comentário usando o Facebook