A quinta frente fria do ano trouxe temperaturas negativas e geadas para diversas cidades do Sul de Minas. O frio intenso, que começou na sexta-feira (8), deve se manter até o meio desta semana.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Nesta segunda-feira (11), Monte Verde, distrito de Camanducaia, registrou a menor temperatura do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): -0,4°C. Em Poços de Caldas, os termômetros marcaram 3°C por volta das 5h, com geada registrada em vários pontos da cidade. O fenômeno também foi observado em Santa Rita de Caldas, Juruaia, Santa Rita do Sapucaí e Maria da Fé.
Passos, conhecida por seu clima mais quente, surpreendeu ao amanhecer com 3,4°C, e não deve ultrapassar os 22°C ao longo do dia. Em Varginha, a mínima foi de 5,6°C, com sensação térmica de 4°C, e máxima prevista de 21°C.
O frio é resultado de uma massa de ar polar impulsionada por um ciclone extratropical no litoral, que, segundo especialistas, deve ser o último do ano. O professor de geografia Rildo Borges Duarte explica que o fenômeno é comum nesta época, mas tende a perder força nos próximos dias.
As menores temperaturas devem ocorrer nesta segunda e terça-feira, com previsão de novas geadas. A amplitude térmica da semana pode chegar a 20°C, e a partir de quarta-feira (14) as temperaturas começam a subir gradualmente. A expectativa é que este seja o último episódio de frio intenso do inverno de 2025.

