Governador Romeu Zema entrega respiradores para a Santa Casa de Três Pontas

Compartilhar

O governador Romeu Zema (Novo) esteve em Três Pontas (MG) nesta sexta-feira (7). O chefe do Executivo estadual entregou cinco respiradores para o combate à Covid-19 para a Santa Casa da cidade. O município conta agora com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com coronavírus.

Junto do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, Zema chegou de helicóptero na unidade do Sest Senat da cidade e falou sobre a estrutura hospitalar da região.

“Nesse período que a pandemia nos chegou a Minas Gerais, em março, nós conseguimos ampliar em mais de 1.600 leitos de UTI no Estado. Uma parte expressiva foi aqui nessa macrorregião, onde nós ampliamos de 280 para 500 UTIs”, pontuou o governador de MG.

Os cinco respiradores vão para a Santa Casa de Três Pontas, que conta agora com dez leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Atualmente só um leito está ocupado.

“Nós fizemos os critérios, os mais técnicos possíveis. Esses critérios levaram em consideração velocidade de elevação de caso, capacidade hospitalar, capacidade de corpo clínico, ou seja os recursos humanos que tinham na região, se esse hospital era referência. Esse critérios foram muito bem definidos de forma que os respiradores foram chegando, nós ligávamos para as prefeituras, para o gestor do hospital e perguntávamos se havia condição de abrir o leito rápido. Porque não era nosso objetivo entregar o respirador para demorar dois meses para abrir”, explicou Carlos Eduardo Amaral.

Com os novos respiradores e, consequentemente, os novos leitos de UTI, o provedor da Santa Casa de Três Pontas, Michel Renan Simão Castro, disse acreditar que, agora, o hospital poderá receber pacientes de mais cidades para tratamento da Covid-19.

“Nós [já] tivemos ocupação total. Acredito que poderemos receber pacientes de outras regiões porque agora nós somos macrorregião, referencia para Covid-19. Então, qualquer outra cidade, não só da micro que nós compomos, poderão destinar pacientes para cá”, comentou Simão Castro.

Desde o início da pandemia, o Governo de MG comprou 1.047 respiradores. Até o começo de julho, 150 tinham chegado aos municípios com casos de coronavírus. Agora, cerca de 60% foram distribuídos para unidades de saúde e hospitais de todo o Estado. Com a entrega em Três Pontas, o Sul de Minas recebeu, até agora, 36 aparelhos.

Coronavírus em Três Pontas
Com 167 casos, sendo cinco mortes por Covid-19, Três Pontas recebeu a sugestão do governo do estado de aderir à onda vermelha do Programa Minas Consciente. Nesta etapa, só podem funcionar apenas serviços essenciais.

“Três Pontas optou por ficar com a macro Sul, na onda amarela. Na pandemia tudo preocupa a gente, a gente não pode subestimar o vírus. Mas, nesse momento, nesse dia, nessa hora, Três Pontas está muito consciente e muito tranquila para se posicionar na onda amarela”, disse a secretária de Saúde de Três Pontas, Três Pontas, Tereza Cristina Rabelo Correia.

Mais respiradores
Depois de Três Pontas, o governador Romeu Zema fez a entrega de mais seis respiradores em MG. Os equipamentos foram disponibilizados ao Hospital São Judas Tadeu na cidade de Oliveira.

Fonte: G1

Faça seu comentário usando o Facebook