Governo vai anunciar data para lançamento do novo Minas Consciente

Compartilhar

No dia 29 de julho, o governo de Minas deve anunciar uma nova versão do plano Minas Consciente, criado para auxiliar municípios na reabertura gradual da economia. A reformulação no programa será feita após consulta pública aberta pelo estado, que terminou nessa quarta com centenas de sugestões de todos os setores da sociedade mineira.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, atualmente há 254 municípios seguindo o Minas Consciente. Mas não há uma meta para angariar mais cidades, uma vez que o Ministério Público solicitou ao Tribunal de Justiça que as localidades que optarem pela abertura das atividades econômicas devem aderir ao plano, previsto na Deliberação n.º 39, do Comitê Extraordinário Covid-19. Caso decidam pela não adesão, os prefeitos devem seguir a Deliberação n.º 17, com regras mais rígidas.

“Foi aberta uma consulta pública que se encerrou ontem, às 23h59, e nós recebemos de centenas e centenas de sugestões de melhorias. Toda a sociedade mineira representada nas sugestões que recebemos. Faremos análise de todas elas e vamos comunicar no próximo dia 29 o novo plano de Minas Consciente, mas sem perder sua essência e sem perder os critérios e sua dinâmica de sucesso que se comprovou durante a pandemia”, disse Passalio.

Ao todo, 6,3 milhões de mineiros estão sendo atendidos pelo Minas Consciente. A partir do próximo sábado, a macrorregião Triângulo do Sul, liderada por Uberaba, avançará para a onda branca. Os 27 municípios, além dos serviços essenciais, contarão com a reabertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos, entre outros. Já a Leste do Sul irá para a onda amarela, que permite a retomada do funcionamento de lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.

“Estamos em revisão já há um bom tempo. As secretarias avaliaram as principais dificuldades e limitações do primeiro plano do Minas Consciente. Agora, com o final da consulta pública, vai nos permitir trazer uma nova versão do Minas Consciente, que nós entendemos que será uma versão mais adaptada e qualificada. Provavelmente, mais duradoura, uma vez que a epidemia deve estar entre nós por muito tempo”, destacou o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Veja como estão as macrorregiões

Onda Verde – Centro, Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Oeste, Triângulo-Norte e Vale do Aço;

Onda Branca – Centro-Sul, Sudeste, Noroeste e Triângulo-Sul;

Onda Amarela – Norte, Sul e Leste do Sul

 

Fonte: Estado de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Governo vai anunciar data para lançamento do novo Minas Consciente

Comments are closed.