Hemocentros da região enviam sangue para vítimas em Brumadinho

Uma mobilização dos hemocentros do Sul de Minas foi realizada para envio de bolsas de sangue para repor estoques para vítimas da tragédia de Brumadinho. Somente em Passos, a unidade do Hemominas já encaminhou 40 bolsas de sangue. Destas, 26 eram de sangue O+ e 14 de O-.

Segundo a direção do hemocentro, após a tragédia o número de pessoas interessadas em doar cresceu. Até esta terça-feira (29) foram resgatadas 192 pessoas, 390 localizados e 135 desabrigados. O número de mortos já chega a 65.

“Nós temos recebido até telefonemas de outras cidades se dispondo a fazer caravanas, a vir aqui fazer a doação. E nós já enviamos bolsas; foi solicitação da Fundação Hemominas”, explicou o coordenador em Passos, Flávio Ribeiro Campo.

Ainda conforme a coordenação do hemocentro, já não é necessário o envio de mais bolsas. Ao considerar o grande aporte de bolsas enviadas pelas unidades e número de doadores em Belo Horizonte, a situação já havia sido controlada.

Contudo, é preciso manter e repor os estoques para demandas também na região. Campo afirma que a coleta agora passa ao status normal, porém são necessários doadores de sangue do tipo negativo.

Para doar é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, não ser portador de doenças infectocontagiosa e não ser reprovado nos testes obrigatórios.

Funcionamento dos hemocentros no Sul de Minas:

Passos

Rua Doutor José Lemos de Barros, 313, bairro Muarama

Horário: 8h às 12h

 

Poços de Caldas

Avenida José Remígio Prezia, 303, Jardim dos Estados

Horário: 7h30 às 11h30

 

Pouso Alegre

Rua Comendador José Garcia, 846, Centro

Horário: 7h30 às 11h30

 

Varginha

Avenida Gentil Reis, 55 m Vila Verde

Horário: Toda sexta-feira. É preciso agendar o horário pelo telefone 3690-2297.

Faça seu comentário usando o Facebook
shares