Em Cabo Verde (MG), um homem de 30 anos foi preso nesta terça-feira (3) suspeito de extorsão sexual praticada pela internet. A prisão ocorreu durante a operação “Rastro Digital”, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A ação foi coordenada pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Poços de Caldas e teve como objetivo cumprir mandados de busca, apreensão e prisão preventiva contra o investigado. Além disso, as investigações em ambiente cibernético indicam que o homem é o principal responsável por uma série de crimes conhecidos como “sextorsão”, cometidos em plataformas digitais.
Segundo a polícia, até o momento foram identificadas ao menos dez vítimas em diferentes cidades de Minas Gerais e também em outros estados. Em Poços de Caldas, por exemplo, três vítimas procuraram a delegacia para registrar denúncias relacionadas ao caso.
De acordo com as apurações, o suspeito utilizava perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens para iniciar contato e estabelecer relacionamentos virtuais com pessoas de diferentes idades e gêneros. Durante essas interações, ele realizava chamadas de vídeo usando montagens e gravações de terceiros em cenas de cunho sexual. Com isso, convencia as vítimas a participar de encontros virtuais íntimos.
As chamadas eram gravadas e, posteriormente, o investigado passava a exigir dinheiro, ameaçando divulgar o conteúdo íntimo para familiares ou nas redes sociais. Dessa forma, as vítimas acabavam sendo constrangidas e extorquidas financeiramente.
Após a identificação do autor, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva, que foi decretada pela Justiça. Por fim, o homem foi encaminhado ao Presídio de Poços de Caldas, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.








