A direção do pronto-socorro do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) afirmou que pode haver suspensão de alguns procedimentos, entre eles determinadas cirurgias, caso a Prefeitura de Alfenas não efetue o pagamento de uma dívida de R$ 9,4 milhões. A informação foi divulgada pelo diretor clínico e coordenador do pronto-socorro, médico Denis Claudino Silva.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Silva diz reconhecer que os pagamentos são feitos com maior frequência no atual governo em relação ao anterior, mas os repasses ainda são insuficientes, o que pode comprometer o atendimento. “Tem alguns procedimentos que se o paciente não realizar, poderá evoluir com consequências graves para a saúde. Contamos com sua compreensão”, diz no post em que marcou o prefeito Fábio Florêncio (PT).
Uma nota do HUAV também foi compartilhada por Silva. Nela é informado que os recursos já foram transferidos para o município, por meio do Fundo Municipal de Saúde (FMS), mas que não foram repassados para o hospital. “Este atraso compromete as finanças da instituição e poderá inviabilizar a continuidade de vários serviços para a comunidade, inclusive muitas cirurgias já foram suspensas”, diz a nota.
Ainda segundo a nota, são atendidos no HUAV 30 mil pessoas por mês, beneficiando pacientes de Alfenas e de outros 23 municípios.
As polêmicas em torno do pagamento de dívidas da Prefeitura de Alfenas com o HUAV já ocorreram em anos anteriores, com cobranças públicas, como em 2020. No ano seguinte, em 2021, a administração municipal divulgou dados que apontavam débitos do Estado com o FMS, com base em um relatório com o Tribunal de Contas do Estado. Parte da dívida, referente a gestões anteriores, já foi judicializada.
A prefeitura de Alfenas ainda não se manifestou.
Fonte: Alfenas Hoje
