Informações sobre roubos em propriedades rurais no Sul de Minas utilizando o nome da Cemig são falsas

Compartilhar
Na última quarta-feira, 22, residentes de cidades do Sul de Minas e usuários de diversos grupos do aplicativo de mensagem ‘WhatsApp’ acompanhavam atônitos um comunicado de um homem não identificado. No áudio, o senhor dizia que dois indivíduos estariam se passando por funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e furtando fiação, motores, transformadores e outros materiais de propriedades da zona rural.
Na informação, os criminosos, que supostamente usavam uniformes e um carro com emblema da empresa, já teriam subtraído equipamentos e cabos de nove locais em Guapé e Ilicínea. Em Alterosa e Conceição da Aparecida, já teriam realizado mapeamentos das áreas e serem furtadas.
Conforme o autor do áudio, os ladrões usam um drone para esquematizar e mapear as áreas, e assim, voltar e furtar. De acordo com um morador de São José da Barra, um dos indivíduos foi visto no município, trajando o uniforme.
Em nota enviada por e-mail, a assessoria de imprensa da Cemig afirmou à redação do Folha Regional que a informação é falsa.
‘’A informação de possíveis furtos/roubos em propriedades rurais associadas ao uso de drones por pessoas supostamente a serviço da Cemig não procede. Para que a energia continue chegando com qualidade às propriedades rurais, a Cemig realiza um trabalho constante de inspeção preventiva, monitorando o estado de suas linhas de distribuição de energia. Com o objetivo de dar mais eficiência a esse processo, a Cemig tem investido em novas tecnologias, como a utilização de drones para a realização das inspeções. Essa técnica garante maior efetividade na detecção de defeitos que podem levar a interrupções no fornecimento de energia, mais segurança aos inspetores e mais agilidade ao processo’’, afirmaram.
O Gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição Sul, Antônio de Pádua Dutra Pereira, revela que há vários anos a empresa vem realizando estudos e testes sobre a utilização destes equipamentos, porém, esse ano 100% da inspeção das redes em áreas rurais serão feitas com drones.
“É uma tecnologia que tem se mostrado essencial para auxiliar nas inspeções visuais, uma vez que oferece uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam impossíveis de serem observados a olho nu. Esses equipamentos permitem visão mais ampla e privilegiada da fiação, o que torna nossas inspeções mais efetivas e seguras”, disse o gerente.
No Sul de Minas, estas inspeções estão sendo realizadas pelas empresas Eletrocamp e Eletropontes, que deverão percorrer 132 municípios da região até o final do ano. As empresas a serviço da Cemig estão instruídas a contatar as prefeituras e a Polícia Militar em cada localidade onde for realizado este trabalho.
A Cemig destaca que estes serviços são realizados durante o dia e que as empresas a seu serviço não estão autorizadas a utilizar os drones durante a noite. Mesmo assim, se o cliente tiver dúvidas e quiser esclarecimentos, pode contatar o Fale com a Cemig pelo telefone 116.
Fonte: Folha Regional
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com