Iniciada terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe

Compartilhar

A terceira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda, 11 de maio. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto também podem ser imunizadas contra a Influenza. A data marca o início da terceira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que está sendo realizada desde o dia 23 de março. A primeira etapa foi aberta para os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de Saúde. Na segunda etapa, a vacinação foi aberta para profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, são categorias incluídas recentemente pelo Ministério da Saúde e que também já podem receber a dose, assim como os povos indígenas.

A terceira etapa foi dividida em duas fases: no dia 18 de maio, a vacinação passa a estar disponível para a faixa etária dos 55 aos 59 anos (também incluída este ano), além de professores das escolas públicas e privadas. “Essa divisão da terceira etapa em duas fases foi orientada pelo Ministério da Saúde, dentro deste intuito de evitar as aglomerações. É muito importante lembrar que as pessoas dos grupos atendidos na primeira ou segunda etapa e que ainda não se vacinaram, continuam sendo atendidas. Já o público da segunda fase da terceira etapa, será vacinado a partir de 18 de maio”, explicou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização.

Público já Imunizado

Cerca de 33 mil pessoas já foram vacinadas pela Campanha, em Poços. Segundo a última atualização feita no final do mês de abril, já foram imunizados em Poços: 23.137 idosos e 4.373 profissionais de saúde. Estes números superam a estimativa baseada em resultados da Campanha de 2019, que era de vacinar 20.600 idosos e 3.500 trabalhadores de saúde. Do público da segunda etapa, estimado em aproximadamente 11 mil pessoas, 5.384 já receberam a vacina. O trabalho de imunização também já foi feito em 4 ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, atendendo cerca de 200 pessoas. A vacinação para acamados é realizada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e o trabalho também segue em andamento. Para a terceira etapa, o Ministério da Saúde estima a aplicação de aproximadamente 21 mil doses no município.

Postos de Vacinação

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira e São José. A sala de vacinação do Country Club está temporariamente sem atendimento, para manutenção do equipamento de refrigeração.

Documentação Necessária

Caminhoneiros, motoristas de coletivo e cobradores devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e/ou doenças crônicas, o atestado médico é solicitado. Um documento oficial com foto é necessário para comprovar a idade. Já no caso dos profissionais de saúde, das forças de segurança e também dos professores, é importante portar a identidade funcional. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19. A Campanha que inicialmente iria até 22 de maio, segue até 6 de junho.

Fonte: Onda Poços
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Iniciada terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe

Comments are closed.