Ipem-MG fecha ano com mais de 550 mil ações de fiscalizações e verificações

Compartilhar

Em um ano totalmente atípico e desafiador, em virtude da pandemia de covid-19, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), fecha 2020 com mais de 550 mil ações de fiscalizações e verificações metrológicas e da área da qualidade. Isso significa que os fiscais do instituto realizaram cerca de 1.500 ações por dia.

Durante o ano foram examinados mais de 253 mil termômetros, 55 mil esfigmomanômetro (aparelhos de medir pressão arterial), 37 mil balanças comerciais, 27 mil bombas medidoras de combustíveis, 34 mil medidores de volume de água, 7 mil tanques ferroviário e rodoviário, 6 mil tipos de produtos com certificação compulsória e diversos outros itens. Cabe destacar que diversos itens analisados superaram o número de verificações planejadas com o Inmetro.

“As ações do Ipem-MG visam dar segurança a todos os envolvidos nas relações comerciais e retirar do mercado os empreendedores que utilizam de práticas nocivas à concorrência leal, regulando, assim, o mercado econômico”, destaca a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle.

Na atual gestão, conforme Melissa, o trabalho vem sendo feito para apoiar quem empreende – por meio da divulgação de orientações para os empresários de boa-fé – e também a sociedade – ao evitar que ela seja lesada na aquisição de algum produto, no que se refere à quantidade, riscos à saúde e à segurança. O resultado alcançado é, para ela, reflexo do trabalho em conjunto realizado para atender setor produtivo e consumidores.

Instituto

O Ipem-MG é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para atender os 853 municípios mineiros, além da sede do Ipem-MG, localizada em Contagem, o órgão conta com oito regionais (Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha) e quatro postos de verificação (Governador Valadares; Passos, Pouso Alegre, Uberaba).

Fonte: Agência Minas
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com