Onda Sul FM

Jovem de Passos é destaque em competições aquáticas

O passense Raphael Juliano Silveira Frazão, de 11 anos, tem se destacado em competições aquáticas. No último fim de semana, durante o desafio Aquaman, em Capitólio, ao competir com mais de 150 atletas, entre jovens e adultos, conquistou a quinta posição na categoria “Short 1,5 km”.

Além de ter dividido o podium com um atleta olímpico, no domingo, 31, Raphael já possui um histórico extenso de vitórias. Entre elas, foi o melhor Pettis de Caraguatatuba em 2018. Onde obteve o primeiro lugar na terceira etapa do Campeonato Paulista, e segundo lugar na quarta etapa da disputa, realizada em Ilhabela.

Suiane Silveira Frazão, mãe do nadador mirim, contou que o pequeno sempre gostou de água. “Nos mudamos para Ubatuba quando ele tinha oito anos de idade. Por morar perto do mar, o amor só foi aumentando. Coloquei ele na natação, e quando nos mudamos para Caraguatatuba, há três anos, o matriculei em uma escola municipal de natação. Com apenas duas aulas, ele foi convidado a fazer o teste na equipe de treinamento do professor João Baduca, onde permanece até hoje”.

Foto: Redes Sociais

Raphael conta que pretende seguir carreira, e garantiu que nadar faz parte de suas atividades favoritas. Por este motivo, treina todos os dias, das 14h30 às 16h45, e frequenta a academia três vezes por semana. “Me sinto livre como um peixe, feliz. Além disso, prefiro nadar no mar, por questões de costume. A competição que mais me marcou foi o Circuito Mares, em Ilhabela, quando tinha dez anos, foi minha primeira prova de um quilômetro”, lembrou.

Com relação a sua cidade natal, os familiares e o lazer são os pontos que mais fazem falta. “Costumo ir a Passos menos do que gostaria, entre o que mais sinto saudade estão meus avós, os demais familiares e lazeres”, disse.

Ainda neste ano, o jovem iniciou duas competições em São José dos Campos, as quais, nadou em duas provas. Onde alcançou quinto lugar na categoria 100 metros peito e terceira posição em 100 metros costas. No mês passado, além da competição Aquaman, o atleta participou do Circuito Litoral de Maratona e do Campeonato Paulista. Conquistando segundo lugar em ambos desafios.

Para o próximo sábado, 06, Raphael irá para Guaratinguetá, onde deve ocorrer a seletiva Kim Mollo. “Mesmo preferindo nadar mar, sempre cumpre a tabela de provas em piscinas. No segundo fim de semana do mês, vamos à Paraibuna, onde ele fará parte do Circuito Maratona Aquática”, contou a mãe.

Foto: Redes sociais

 

 

Via folhadamanha
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA