Macaco bugio ferido é resgatado em condomínio

Compartilhar

Equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente de Uberaba resgatou na tarde desta terça-feira (8/12) em condomínio da cidade um macaco bugio macho que estava com ferimentos na cabeça e na pata direita.

O pedido para captura do animal foi feito pelo encarregado de obras do condomínio, que viu o animal em uma árvore.

Não há informações sobre como o animal se feriu, nem mesmo como evadiu de seu habitat natural, que é uma mata preservada ao lado do condomínio.

Segundo informações da PMMA, o animal estava em cima de um galho da árvore. Os militares tiveram que usar uma escada e uma rede para conseguir imobilizar o bicho.

Após ser resgatado, o macaco foi levado para o Hospital Veterinário de Uberaba, onde vai ser avaliado e medicado, antes de ser devolvido ao seu habitat natural.

De acordo com o site InfoEscola, o macaco bugio tem hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa. Ele pode ser encontrado no Brasil desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul, sempre próximo a regiões florestais. Seu comprimento pode variar entre 30 a 75 cm e sua pelagem tem tons de marrom e ruivo. O bugio usa a cauda para auxiliar em deslocamentos, anda de forma vagarosa e costuma passar metade do dia repousando.

É um animal social, vive em grupos familiares, geralmente, de 3 a 15 indivíduos, podendo chegar a 40 indivíduos, sempre liderados por um macho.

A característica mais marcante dessa espécie é o som emitido pelos machos, que pode ser escutado a longas distâncias.

 

Fonte: Estado de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook