Onda Sul FM

Mais de 600 doses de vacinas podem ser perdidas após ação de vândalos no Sul de Minas

Mais de 600 doses de vários tipos de vacinas podem ter sido perdidas em Bueno Brandão/MG após vândalos desligarem a energia de um posto de saúde. A ação aconteceu durante o fim de semana e só foi percebida quando os funcionários chegaram para trabalhar na segunda-feira, 09.

O posto é a única unidade de saúde onde as doses são aplicadas na cidade. A vacina antirrábica, que está em falta em Minas Gerais, tinha até estoque. Da triviral, que imuniza contra o sarampo, haviam duas caixas. Havia ainda doses contra paralisia infantil, HPV e febre amarela.

“A moça da limpeza chegou às 6h e percebeu que estava sem energia. E aí ela conferiu o padrão lá fora e viu que tinha sido desligado”, conta a enfermeira Mariana Alves Trivellato.

A energia foi desligada no padrão que ficara do lado de fora da unidade. Alguém cortou o lacre e desligou o disjuntor. Sem energia elétrica, a câmara fria teve superaquecimento, saindo de 2º C para 17º C.

“E a máxima temperatura da geladeira é até 8º C, para conservar as vacinas”, explica Mariana. “Agora nós temos que mandar um relatório ainda para a superintendência e vai para o nível central para eles falarem quais as providências nós vamos tomar agora, mas provavelmente a perda foi de todas as vacinas”, completa a enfermeira.

A secretária de saúde de Bueno Brandão, Jéssica Paula Riciatti Nunes, registrou boletim de ocorrência. Ela acredita que a câmera de segurança da loja que fica ao lado do posto de saúde vai ajudar a descobrir quem desligou a energia.

“Hoje provavelmente a gente já vai ter as imagens em mãos e aí a gente vai poder ver quem agiu de má fé e fez tamanha crueldade com todo o nosso município”, afirma.

Ela pediu também que a companhia de energia mude o padrão para o lado de dentro da unidade pra evitar outros prejuízos como este.

“A perda foi de 627 doses de vacina, no valor estimado de R$ 8,7 mil”, diz a secretária.
Não há previsão de quando as vacinas vão voltar a estar disponíveis para a população.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA