Médico de Alfenas cria máscara 3D para mais prevenção contra o Covid-19

Compartilhar

Para auxiliar no combate contra o coronavírus, um médico de Alfenas  desenvolveu um item que tem ajudado os profissionais de saúde. O utensílio, para os profissionais, já era indispensável e com a nova invenção ficou ainda mais preciso e seguro para a realização do trabalho e a contenção do vírus. É uma máscara feita na impressora 3D que, além de proteger uma área maior do rosto, prolonga a durabilidade das outras máscaras que já são usadas.

A máscara começou a ser usada no Hospital Alzira Velano, que recebe em média 900 pacientes por dia. Conhecido no meio médico como EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Esse tipo de máscara, conhecida como escudo facial, é uma proteção a mais, exclusiva para profissionais da saúde. Quem atende torna o uso da outra máscara mais prolongado.

O projeto foi desenvolvido por um neurocirurgião e professor de medicina, o neurocirurgião Renato Ortolani Marcondes de Castro. Ele desenhou e adaptou o protótipo. As hastes são impressas em uma impressora 3D na casa dele. Depois elas são levadas para o hospital e esterilizadas.

Para ajudar, o médico criou um site onde o projeto pode ser baixado para o uso dos hospitais.

Faça seu comentário usando o Facebook