MG é o 3º estado em internações respiratórias no Brasil

Compartilhar

Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pouco mais de 5 mil casos. A SRAG engloba várias doenças e pode ser a manifestação mais grave do novo coronavírus, que é quando o paciente apresenta dificuldades respiratórias. As informações foram divulgadas no Painel Coronavírus na segunda-feira (4) pelo Ministério da Saúde.

Até segunda, o número de internações em Minas Gerais por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegava a 5.188 casos, segundo o Ministério. O estado perde apenas para São Paulo, com 33.768 internações e Rio de Janeiro, com 6.449 internações.

A Secretaria de Estado de Saúde confirma que houve aumento de casos de internações de 517%, comparando-se o ano passado com este ano, mas nega que tenha ocorrido sobrecarga no sistema de saúde. Segundo última atualização da ocupação de leitos, fornecida pela pasta na última quarta-feira (29), a taxa era de 59% tanto de leitos clínicos quanto de leitos de UTI.

Terceiro estado com menor incidência de Covid-19

Na segunda-feira (4), Minas Gerais confirmou 2.347 casos do novo coronavírus, uma incidência aproximada de 111 a cada um milhão de habitantes. O estado perde apenas para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ambos com incidência de 99 casos por um milhão de habitantes, segundo o Ministério da Saúde.

No Sudeste, as maiores incidências são em São Paulo, de 701 por um milhão de habitantes, e no Rio de Janeiro, de 679 por um milhão de habitantes. Mas, no Brasil, os recordistas são Amapá, com a incidência de 2.049 e Amazonas, com 1.764, por milhão de habitantes.

Indicativo de subnotificação

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra um aumento expressivo nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano no Brasil em comparação com a média dos últimos dez anos.

Esses dados, de acordo com a Fiocruz, infectologistas, epidemiologistas e outros especialistas ouvidos pelo G1, indicam uma subnotificação dos casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2.

Na contagem da Fiocruz até 4 de abril deste ano, o Brasil teve 33,5 mil internações por SRAG, muito acima da média desde 2010, de 3,9 mil casos.

 

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “MG é o 3º estado em internações respiratórias no Brasil

Comments are closed.