Minas entrega Currículo Referência do Ensino Médio para Conselho Estadual de Educação

Compartilhar

Documento que será utilizado por todas as redes está em análise para homologação pela instituição representativa

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) entregaram ao Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), nesta quarta-feira (4/11), o Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio. A ação é mais um importante passo para garantir um ensino médio de qualidade e que atenda bem aos estudantes mineiros.

O documento, elaborado por uma equipe de professores das redes de Educação mineiras, traz uma série de novidades para tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes. O objetivo é evitar a evasão escolar e garantir mais qualidade na formação desses jovens.

“Acredito muito no documento que estamos entregando. Tenho a segurança de que ele representa cada um dos estudantes e que será fundamental para consolidar o processo de ascensão do ensino médio mineiro. Um ensino médio de qualidade, como o estado merece e tem condições de fazer”, frisa a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Ainda de acordo com a secretária, o documento será utilizado por todas as redes de ensino, incluindo as públicas – municipais e estadual – e a privada.

Também participaram da reunião de entrega a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Zuleica Reis Ávila, e, de forma virtual, redatores do documento, representantes da Undime-MG e da SEE-MG.

Próximo passo

A partir de agora, o documento será analisado para que o CEE-MG possa fazer a homologação, como explica o presidente do conselho, Hélvio de Avelar Teixeira. “Essa foi uma proposta construída de forma democrática e com a participação de vários parceiros. Tenho certeza de que o currículo está bem preparado e faremos a análise da sua base legal, amparada tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto nas novas diretrizes”, afirma.

Mudanças

O ‘Novo Ensino Médio foi desenvolvido por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da educação básica. Sua implantação está prevista para 2022.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considera as aprendizagens comuns e obrigatórias definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte em que os alunos escolherão conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Fonte; Agência Minas

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Minas entrega Currículo Referência do Ensino Médio para Conselho Estadual de Educação

Comments are closed.