Minas retomam aulas remotas nesta terça-feira em escolas particulares

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Depois de 15 dias de recesso adiantado, alunos e professores da maioria das escolas particulares de Minas Gerais voltam aos seus postos nesta terça-feira (02). De 18 de maio a 1º de junho, diretores e coordenadores das escolas se dedicaram a aprimorar o sistema de aulas remotas das instituições. Com a pandemia do novo coronavírus aparentemente longe do fim no Brasil, a incerteza quanto ao futuro ainda predomina no âmbito estudantil.

A comunidade escolar se viu em um imbróglio ainda em 15 de março, quando o governo estadual orientou a paralisação das aulas entre os dias 18 e 22, devido à pandemia de COVID-19. Desde então, o   recesso,inicialmente previsto para apenas cinco dias, se estendeu para mais dois meses sem aulas presencias .
“Fomos atropelados pelo fechamento das escolas. Fizemos uma reunião em 15 de março e no dia 18 já estava fechado. Foi muito rápido, as escolas não tiveram tempo para ajustar o trabalho remoto. Além disso, na época tínhamos a perspectiva de voltar em junho, mas não vai ser possível”, ressalta a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, Zuleica Reis.
Foi também pensando nisso que várias escolas do estado resolveram paralisar as atividades por 15 dias. O receio da comunidade escolar era de ter que paralisar as aulas em julho, mesmo em caso de uma freada da pandemia em Minas.  “Nem todas as escolas tinham estrutura para trabalhar com aulas on-line, e os professores tinham dificuldade em como manuseá-las. Além disso, esse período de 15 dias ajudou a aliviar o impacto emocional, porque trabalhamos com pessoas. Trabalhar com educação não é vender papel, temos um desgaste emocional muito grande”.
Outro ponto desenvolvido pelos gestores educacionais durante o recesso foi a alteração no calendário escolar. Isso porque o planejamento da maioria das escolas foi feito em dezembro do ano passado, quando o novo coronavírus ainda era um problema exclusivo da China. Mesmo assim, ainda é difícil fechar datas no novo calendário, já que não há previsão para o fim da pandemia no país.
Além disso, com a incerteza sobre as novas datas do planejamento escolar, diretores e professores encontram dificuldades para encaixar todo o conteúdo proposto no início do ano. “É tudo muito difícil porque não temos previsão da volta das aulas presenciais.  Não teremos condições de cumprir com todos os currículos. Vamos ter que basear nos currículos essenciais para o cumprimento do ano letivo seguinte”, ressalta.
Fonte: Estado de Minas
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