Minas tem 216.557 casos de coronavírus em 838 municípios

Compartilhar

Minas totaliza 216.557 casos e 5.335 mortes pela Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram confirmados 1.507 novos casos e nove mortes nas últimas 24 horas.

Desde o início de agosto, os números de mortes são registrados diretamente no Sivep Gripe, plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, o número de mortes divulgado no boletim, às segundas-feiras, costuma não ser um retrato fiel do momento. Isso em razão do descompasso na confirmação das mortes pelas prefeituras no fim de semana.

Sem os registros serem realizados nos sábados e domingos, os números ficam represados e costumam ser atualizados nos boletins de terças e quartas-feiras. Analisar esse número de forma isolada pode dar uma percepção errônea da evolução da doença no Estado.

Para se ter um parâmetro preciso, a SES também trabalha com a média móvel de sete dias, que é a soma das mortes do período de uma semana dividido por sete.

Com base na média móvel, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, vem afirmando, em entrevistas coletivas, que a curva da doença no Estado encontrasse em um platô ou seja em um patamar elevado. No entanto, segundo ele, os números estão estabilizados. O novo coronavírus chegou a 838 municípios mineiros.

 

Fonte: Estado de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook