Moradores encontram escorpiões em vários bairros em Varginha

Compartilhar

As altas temperaturas combinadas com o período de chuva criam um ambiente perfeito para proliferação dos escorpiões.

Em Varginha há registros de aparecimento de escorpiões em vários bairros, como Barcelona, Treviso, Cruzeiro do Sul, Sion e Santa Maria.

Um morador do bairro Treviso, que preferiu não se identificar, encontrou na quinta e sexta (25 e 26) 11 escorpiões em casa. Segundo ele os profissionais do Setor de Zoonoses levaram os animais.

Já Lilian Moreira, 43 anos, balconista de padaria e moradora do bairro Cruzeiro do Sul, encontrou uma família inteira de escorpiões no ralo de casa, na manhã de domingo, 27. “Logo que achamos meu marido jogou veneno nos ralos de toda a casa, para evitar que aparecessem mais”, conta ela.

Em setembro um menino de sete anos foi picado por um escorpião em Poço Fundo e faleceu.
Segundo as regionais de saúde, foram 720 registros de acidentes com escorpiões entre janeiro e junho do ano passado, contra 829 no mesmo período deste ano.

Varginha foi a regional com mais casos, 265. Depois aparece Passos, com 216 registros. Em Pouso Alegre, foram 176. E na regional de Alfenas, foram 172.

Os animais peçonhentos, como os escorpiões, estão cada vez mais presentes no meio urbano. Eles se adaptaram ao ambiente do homem.

Por isso é preciso que toda a população saiba quais medidas adotar para evitar acidentes e mortes por envenenamento.

Não é indicado a aplicação de veneno. Além de não eliminar o escorpião, o veneno por fazer que com que ele saia de seu abrigo e cause acidentes.

Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

 

Via: TV Minas
Faça seu comentário usando o Facebook