Na noite de quarta-feira (20), uma confusão marcou o atendimento no Pronto-Socorro Doutor Álvaro Azzuz, em Franca (SP). Uma mulher de 23 anos, acompanhada de uma criança, ficou irritada com a espera e arremessou cadeiras na recepção da unidade. Segundo o boletim de ocorrência, ela também é suspeita de ter agredido um médico.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Imagens feitas por um paciente mostram o momento em que a jovem derruba cadeiras, empurra equipamentos e circula pelo espaço visivelmente alterada. Em determinado momento, ela também espalha uma pilha de cadeiras que estavam organizadas no local.
De acordo com a Prefeitura de Franca, a mulher buscava atendimento relatando pressão alta. Após passar pela triagem de enfermagem, se revoltou quando um detento – que tem prioridade de atendimento – foi chamado antes dela. “Após a realização da ficha de atendimento na recepção, o paciente passa por triagem com a equipe de enfermagem, onde são colhidos os sinais vitais, temperatura, além das queixas apresentadas, o que permite a classificação de risco e o atendimento de acordo com a gravidade do caso. Porém, mesmo após orientação, ela passou a danificar o patrimônio público da unidade”, informou a Prefeitura.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram acionadas e atenderam a ocorrência. O caso foi registrado pela Polícia Civil como ameaça e desacato. A mulher acabou liberada após prestar esclarecimentos.
Em nota, a Prefeitura de Franca repudiou o episódio e afirmou que “medidas cabíveis estão sendo adotadas”, reforçando que não tolera qualquer forma de violência contra profissionais de saúde ou danos ao patrimônio público. “Informa também que conta com um quadro de funcionários altamente preparados e capacitados para prestar atendimento à comunidade.”
Apesar do tumulto, a administração municipal não informou se houve necessidade de interrupção temporária do atendimento no pronto-socorro.
