Na última terça-feira (12), um homem de 40 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar, no município de Cabo Verde, no Sul de Minas. Ele foi detido por descumprir uma medida protetiva de urgência, imposta pela Justiça para proteger a vítima de violência doméstica.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com as autoridades, o agressor tinha pleno conhecimento da ordem judicial, mas mesmo assim foi até a residência da vítima, violando a decisão que proibia sua aproximação. Após a prisão, ele foi encaminhado ao Presídio de Guaxupé, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso ocorre justamente em agosto, mês marcado pela campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o combate à violência contra a mulher e incentivar denúncias.
Apesar da existência da Lei Maria da Penha e das medidas protetivas, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades para romper o ciclo da violência. Em alguns casos, a vítima permite que o agressor se aproxime novamente, acreditando que ele mudou ou se arrependeu, o que representa um grande risco à sua integridade física e emocional.
Especialistas alertam que, embora o perdão e o sentimento de vínculo afetivo estejam presentes, a reincidência da violência é comum em relacionamentos abusivos. Por isso, é fundamental que medidas protetivas sejam levadas a sério e que vítimas tenham apoio psicológico, social e jurídico para seguirem seguras e amparadas.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia em casos de descumprimento de medidas ou qualquer tipo de ameaça. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190, em casos de urgência.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t