Natal: Comércio de Alfenas se prepara para boas vendas

Compartilhar

O ano de 2020 não será esquecido facilmente principalmente pelo setor do comércio e da indústria, que encontraram alternativas para se manterem em funcionamento durante este período de restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Com dezembro já se aproximando de uma das datas mais importantes para as vendas deste setor tão importante para a economia, o Natal, realizamos uma entrevista com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alfenas, Conrado Gomes, que destacou as ações da ACIA para a defesa do comércio e da indústria da cidade durante este ano que teve um impacto na atividade econômica devido a pandemia.

Com relação a Covid-19, quando se iniciou as discussões com a prefeitura de Alfenas a ACIA se posicionou desde a primeira reunião na Câmara Municipal a favor da abertura do comércio e a realização de reuniões semanais para o fechamento do comércio onde ocorreu o fechamento por 15 dias, destaca o presidente da ACIA.

Conrado Gomes destaca a importância do comércio e da indústria de Alfenas para a região que compreende mais de 8 municípios e cerca de 500 mil consumidores/Foto: Gilson Leite

Conrado Gomes, relata que foram realizadas sucessivamente inúmeras reuniões para a reabertura do gradativa do comércio com todos os setores econômicos. Alfenas se superou e muito em relação a abertura e fechamento do comércio a nível estadual. Fomos privilegiados por poder escutar cada setor, mais de 50 reuniões junto a prefeitura para estar remediando os efeitos da pandemia na economia da cidade.

Mesmo com a pandemia e as restrições impostas devido a Covid-19, o comércio se manteve aquecido devido ao expressivo consumo registrado nos últimos meses e já vem se refletindo principalmente nos insumos para as indústrias e em produtos para serem comercializados, relata o presidente da ACIA.

Alfenas é polo de referência comercial para 8 cidades do entorno, e essa população chega a cerca de 500 mil pessoas que realizam suas compra no comércio da cidade, seja em produtos e ou serviços. Isso se refletiu durante a Black Friday, que foi positiva para o comércio local com um aumento nas vendas em um percentual de 24% em comparação ao mesmo período de 2019 e já se configura como a segunda data mais importante em vendas após o Natal, destaca Conrado Gomes.

O presidente da ACIA, relata que para o Natal as projeções são de um aumento em torno de 16% em comparação as vendas do Natal do ano passado, seguindo esta tendência de um maior consumo pelas famílias de Alfenas e da região atendidas pelo comércio da cidade.

Conrado Gomes está otimista em relação a 2021, ele espera um crescimento positivo para o primeiro trimestre e que vai se refletir no crescimento do primeiro semestre, principalmente por causa da chegada da vacina contra o Covid-19, e a imunização da população. Embora tenha setores que ainda estão sendo prejudicados, como de viagens e eventos. Após a vacinação a atividade econômica voltará aos seus patamares 100% positivo, tem ainda a valorização do real, o dólar vai ficar na casa dos R$ 4,20, o que vai ser bom para toda a cadeia produtiva e econômica.

Comércio se manteve aquecido apesar de todas as adversidades e isso vai se refletir nas vendas de Natal, afirma Rodrigo de Lima/Foto: Gilson Leite

No comércio local as expectativas se refletem, Rodrigo de Lima, empresário que possui uma loja no centro de Alfenas e atua na venda de roupas, calçados e acessórios, destaca que a expectativa é muito boa para as vendas neste período, embora a questão da pandemia possa estar influenciando na restrição das pessoas saírem de casa, elas estarão mais juntas para as festividades natalinas proporcionando uma troca maior de presentes entre os familiares.

Este ano está sendo um ano de muito aprendizado e de superação devido as restrições impostas pela pandemia destaca Rodrigo de Lima.

 

Fonte: O Alfenense
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com