Nome negativado há mais de cinco anos. Entenda melhor

Compartilhar

O Código de Defesa do Consumidor é um órgão de restrição ao crédito em que há permissão de inscrição do nome do devedor no cadastro de inadimplentes, mais conhecido como SERASA. Ou seja, seu nome será negativado.
Entretanto, existem algumas regras desconhecidos pelos consumidores quanto a essa prática de “sujar o nome do inadimplente”.

Existe um princípio que norteia referida matéria concernente à restrição é que o da INFORMAÇÃO, isso significa que o devedor/consumidor tem direito a todas as informações acerca dos registros de restrição.

Mas, o ponto crucial é a respeito da caducidade da informação. Simplificando, passados 05 anos da ocorrência da inscrição do devedor no cadastro de inadimplentes, o nome do devedor não poderá continuar constando como negativado referente àquela dívida constituída há mais de 05 anos, pois estará consumada a prescrição da cobrança do débito e os dados referentes à essa negativação não poderão ser mais entregues a nenhum interessado.

A regra é clara: passados os 05 anos da informação negativada de um consumidor, esta deverá ser automaticamente apagada de qualquer dado restritivo ao crédito.

Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução Redes Sociais
Faça seu comentário usando o Facebook