Onda Sul FM

Nova chuva aumenta número de casas interditadas em Monte Belo

Após um terreno ceder no bairro Santa Rita, em Monte Belo, o número de casas interditadas subiu para dez. Com a chuva da última sexta-feira (1º) duas casas desabaram e residências tiveram as estruturas abaladas. Outra onda de chuva na manhã desta segunda-feira (04) fez a cratera aumentar e colocou mais casas em risco.

A quantidade de casas interditadas no bairro ainda não foi confirmada pela Secretaria de Obras. A maior parte dos moradores conseguiu tirar os pertences das casas, contudo ainda há aqueles que não conseguiram.

Na sexta-feira, vizinhos registraram o momento em que um dos imóveis começou a desabar. Horas depois, uma residência vizinha tambem desmoronou.

O proprietário de um dos imóveis havia deixado o local por perceber os riscos meses antes, segundo sua filha. “A gente foi na prefeitura e o engenheiro veio, avaliou e falou que não tinha risco. No outro dia, a gente acordou com o muro caindo. A gente tomou a providência de sair. A prefeitura está dando a estrutura pra gente pagar o aluguel pro meu pai”, contou Joanice Augusta Rabelo.

Além deste, outros moradores desabrigados também tem dependido do aluguel solidário da prefeitura.

Conforme moradores, o terreno onde as casas foram construídas era onde ficava uma mina d’água. Na época da construção, foi realizada uma drenagem. Ainda hoje existe no mesmo local um esgoto a céu aberto, que desce de bairros acima. Além disso, quando chove muito a água desce com força e leva tudo que esteja pela frente.

Prefeitura diz ser preciso esperar

Segundo a prefeitura, é necessário esperar que a chuva pare e emitir uma autorização para a construção.

“Desde o dia 21 de novembro, que aconteceu o primeiro deslizamento de terra, Monte Belo não parou mais de chover e com isso eu fui providenciando toda a licença ambiental, que a gente fala que precisava de uma outorga emergencial aqui, visto que ela demora 180 dias para ser analisada, então a gente está aguardando essa licença pra gente colocar a máquina aqui”, disse o encarregado do Meio Ambiente, André Ricardo.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA