Número de raios no Sul de Minas aumenta em mais de 150% durante o verão

Durante o verão, em decorrência da instabilidade do tempo alguns fenômenos da natureza como fortes temporais, rajadas de vento e até raios, tornam-se presentes na composição do clima. Neste verão, a incidência de raios que atingiram o Sul de Minas aumentou, e muito, em comparação com o mesmo período do ano passado. A cidade de São Sebastião do Paraíso foi a que mais recebeu descargas elétricas.

Os raios causam prejuízos tanto na zona urbana quanto na zona rural. Em um sítio na cidade de São Sebastião do Paraíso, por exemplo, a descarga elétrica causou a morte de quatro vacas, um bezerro, um touro reprodutor e um cavalo. O prejuízo chega ao valor de R$ 14 mil.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, o número de raios que atingiu a cidade saltou de 500 para a incrível marca de 1.260, um amento de 152% avaliado de 21 de dezembro a 12 de janeiro.

São Sebastião do Paraíso é a recordista até agora no número de registros de raios entre as dez maiores da região. Passos vem em seguida com 930 ocorrências. Poços de Caldas também aparece no ranking com 745 registros e Lavras, com 525.

 

Faça seu comentário usando o Facebook