Onda Sul FM

Nutricionista dá dicas de como emagrecer com saúde

Hoje, dia 11 de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade; e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em cada oito adultos no mundo, um apresenta quadro de obesidade. Estes dados são alarmantes, pois pesquisa realizada mostra que em 2025, aproximadamente, 2,3 milhões de pessoas deverão estar com sobrepeso.

Flávia Terciano, nutricionista da Clínica Escola da Universidade UNG, opina que a obesidade é um problema de saúde pública. “Em todos os casos, o ideal é procurar um nutricionista. Dá para emagrecer sem recorrer a extremismos nutricionais”, aponta a nutricionista.

Orientações da nutricionista Flávia Terciano para quem deseja perder peso:

– Aumente o consumo de alimentos in natura: frutas, legumes, verduras.

Além de darem saciedade, você terá uma alimentação muito mais rica em nutrientes.

– Reduza o consumo de frituras e alimentos gordurosos. O excesso pode contribuir para o ganho de peso, além de ser prejudicial para o sistema cardiovascular.

– Respeite seus sinais de fome e saciedade.  Nosso organismo emite sinais quando estamos com fome. Assim como devemos respeitar nosso sinal de satisfação e não consumir mais do que o necessário. Para isso, podemos nos alimentar devagar, mastigando bem os alimentos e saboreando nossa refeição.

– Evite o consumo exagerado de doces. O açúcar em excesso pode contribuir para o aumento de peso e elevação da glicemia.

– Evite líquidos durante as refeições, líquidos ingeridos junto ao sólido atrapalham muito a digestão.

– Realize atividades físicas, mas, lembre-se, somente com acompanhamento de um profissional habilitado em Educação Física.

– Opte por alimentos diversificados ao montar seu prato, quanto mais colorido melhor.

– Hidrate-se. Você deve ingerir líquidos ao longo do seu dia. De preferência à água, que pode ser saborizada.

– Crie o hábito de realizar suas refeições em casa, elabore pratos novos e, quando se alimentar na rua, opte por locais onde há comida caseira e self-service.

Oriente-se e passe adiante, vamos mudar um quadro que infelizmente não é dos melhores segundo a OMS, mas que depende de cada um de nós viver melhor.

Hoje, dia Nacional de Prevenção da Obesidade, viver bem depende de cada um !!!

Foto: saude.to.gov.br
Via: [email protected]http://Nutricionista dá dicas de como emagrecer com saúde
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA