Nutricionista também testa positivo para Covid-19 em Poços

Compartilhar

O número de profissionais de saúde contaminados pelo Novo Coronavírus – Covid 19, é uma realidade que faz parte da pandemia vivida no mundo. Em Poços de Caldas, já são dois registros desta natureza. Uma médica de 62 anos, fez o teste em um laboratório particular, mesmo relatando não ter tido sintomas característicos da Covid-19 e recebeu resultado positivo, sendo considerada um caso positivo assintomático e que caracteriza a transmissão comunitária em Poços, por não ser permitido identificar onde ou de quem, ela teria adquirido o vírus. A profissional trabalha na Policlínica Central e no Hospital Santa Casa, foi afastada de suas funções e está em casa, em isolamento domiciliar.

O segundo caso de profissional de saúde contaminada pela Covid-19 no município é o de uma nutricionista, de 36 anos, que testou positivo para a doença. Ela chegou a ser hospitalizada, mas agora cumpre isolamento domiciliar. Contatos domiciliares da nutricionista possuem histórico de deslocamento para São Paulo, mas seguem assintomáticos. Contatos domiciliares, tanto da nutricionista, quanto da médica que testaram positivo, seguem monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica que também já orientou profissionais de saúde que trabalham com estas pessoas, a procurarem os serviços de saúde, em caso de sintomas característicos de síndromes gripais. Os dois casos de profissionais de saúde que testaram positivo para a Covid-19 já constam nos números do boletim epidemiológico local.

Testes Rápidos

No início do mês de abril, aproximadamente 200 testes rápidos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, para uso específico, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Indivíduos que apresentem síndrome gripal, ou seja, apresentando quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada – admitido que idosos eventualmente não apresentem febre, mas podem ter a concomitância de outros sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência – acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, vinculados aos seguintes grupos: profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde, hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto-atendimento; profissionais de segurança pública em atividade; indivíduos com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; indivíduos com 60 anos ou mais com sintomas e que receberam diagnóstico de Síndrome Gripal. Seguindo este protocolo, outros cinco profissionais de saúde passaram pelo exame pela rede pública em Poços e todos testaram negativo para a Covid-19. Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, o município deve receber nos próximos dias, 24 caixas, totalizando 480 testes rápidos, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

 

Fonte: Onda Poços

Faça seu comentário usando o Facebook