O azeite Mantikir Grappolo, produzido pela Vinícola Essenza, em Maria da Fé (MG), foi mais uma vez reconhecido internacionalmente. Pelo segundo ano consecutivo, ele foi eleito o melhor azeite do Brasil no festival Olio Nuovo Days, que aconteceu na última terça-feira (23), em Paris, durante o Festival Du Monde, organizado pelo jornal francês Le Monde.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Além de ser o melhor do Brasil, o azeite também ficou em 2º lugar no ranking do Hemisfério Sul, que inclui países como Argentina, Austrália, Chile, Peru, Uruguai, África do Sul e o próprio Brasil.
A vinícola também ganhou a Medalha Premium de Ouro com outro azeite, o Mantikir Coratina. Outro produto de Maria da Fé, o Monasto Blend, também foi premiado com a mesma medalha.
O festival Olio Nuovo Days valoriza azeites de alta qualidade. Todos os anos, ele premia os melhores azeites do Hemisfério Norte no início do ano e os do Hemisfério Sul em setembro.
O azeite premiado é feito com a cultivar Grappolo 541, uma variedade italiana adaptada ao clima da Serra da Mantiqueira. Essa cultivar é registrada no Ministério da Agricultura e faz parte do grupo de 11 variedades desenvolvidas pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), pioneira na produção de azeite no Brasil. A Epamig fez a primeira extração de azeite extravirgem do país em 2008.
O dono da vinícola, Herbert Sales, explicou que o reconhecimento é resultado de um trabalho cuidadoso no olival (campo de oliveiras), que fica a 1.900 metros de altitude, sendo o mais alto do Brasil.
Para o pesquisador Pedro Moura, da Epamig, prêmios como esse mostram que a pesquisa aplicada no campo está dando certo. “Quando um azeite é premiado, vemos que as recomendações de plantio, a escolha das variedades e o manejo foram bem feitos. Ainda temos desafios, mas há muito a comemorar”, disse.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=