Onda Sul FM

O Brasil cada vez mais diabético; Números da doença crescem no país

Desde 2006, o ministério da saúde do Brasil faz uma vez por ano uma pesquisa nacional com a população adulta (acima de 18 anos), de todas as capitais brasileiras. O objetivo é controlar de alguma forma os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e o aumento delas na população brasileira. Os dados são muito preocupantes tendo em vista que é uma doença que cada vez mais vem atingindo os brasileiros e que preocupa toda área de saúde.

Em 2017 foi constatado que no Brasil entre 2006 e 2016, a quantidade de pessoas com Obesidade (IMC ≥ 30 Kg/m2) aumentou 60%. A quantidade de pessoas que adquiriram Diabetes subiu 61,8% em tudo isso no prazo de 10 anos.

O número de remédios para controle do Diabetes distribuídos gratuitamente pelo governo brasileiro aumentou de 186.286 para 6.644.047. Ou seja, um crescimento absurdo de mais de 4.000%!

O Diabetes tipo 2 é a mais comum e é a que está fortemente relacionado com tais fatores como:

Aumento da adiposidade central (abdominal), pois 80% dos diabéticos tipo tem obesidade;
Sedentarismo;
Baixo nível de atividade física semanal;
Aumento da idade, pois essa provoca redução da massa muscular, resultando em menor capacidade dos músculos em captar a glicose e organizar a glicemia.

Lembrando que, diabetes NÃO TEM CURA, tem controle. Porém outras doenças podem surgir relacionadas ao diabetes como por exemplo: Lesões nos rins, Problemas na visão (glaucoma, catarata, retinopatia diabética, edema macular), problemas cardíacos diminuição da sensibilidade em partes do corpo pela degeneração dos nervos, conhecida como neuropatia diabética, etc. Entretanto, tudo isso pode ser evitada com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Então, procure um profissional de Educação Física e comece a praticar sua atividade para uma maior longevidade e evite diversas doenças diretas e indiretas ligadas ao sedentarismo.

 

Artigo de autoria dos professores
Geraldo Filho & Flávia Gouvêa

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat