O Brasil se prepara para enfrentar mais uma onda de calor nos próximos dias, com temperaturas que devem ultrapassar os 40 °C em diversas regiões do país. Segundo a Climatempo, o pico do fenômeno está previsto entre os dias 18 e 22 de setembro, marcando a sexta onda de calor registrada em 2025.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
De acordo com os meteorologistas, uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas ficam, por pelo menos cinco dias consecutivos, 5 °C acima da média histórica. A nova onda acontece justamente nos últimos dias do inverno, antes do início da primavera, que começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília).
Até o momento, a temperatura mais alta do ano foi registrada em São Miguel do Araguaia (GO), onde os termômetros marcaram 42,9 °C. Com o avanço do calor, cidades das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste devem voltar a registrar máximas acima dos 40 °C. No Sudeste, São Paulo (capital, região metropolitana e interior) deve sentir os efeitos do fenômeno, assim como diversas áreas de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte e parte da Região Central. O norte do Paraná também será impactado pelo forte aquecimento.
Segundo especialistas, o aumento da insolação (número de horas com sol forte) e a ausência de massas de ar frio sobre o interior do país favorecem a formação dessa nova onda de calor. A atuação de uma massa de ar quente e seca, combinada à circulação atmosférica típica do período de transição entre o inverno e a primavera, deve intensificar o fenômeno nos próximos dias.
Veja Mapa:
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t