O carmelitano Júlio Mario de Oliveira, conhecido por sua atuação como professor de química e mestre em artes marciais, já está no Japão representando o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê-Do IKGA 2025, que acontece entre os dias 7 e 11 de agosto, na cidade de Chiba.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Aos 50 anos, Júlio foi convocado para integrar a Seleção Brasileira na categoria Kata – acima de 50 anos. Com uma trajetória sólida no Karatê desde 1989, ele soma títulos importantes como campeão brasileiro, além de conquistas internacionais, como a medalha de prata no Chile.
Mesmo morando atualmente em Araraquara (SP), Júlio sempre manteve fortes vínculos com Carmo do Rio Claro, onde marcou gerações como professor e instrutor de Karatê. Nos meses que antecederam o campeonato, realizou uma preparação intensa, treinando inclusive durante visitas à cidade natal.
A viagem ao Japão teve início na última semana. Júlio embarcou em Guarulhos, passou pelos Estados Unidos e, agora, já se encontra em solo japonês, concentrado e confiante para disputar o torneio e também participar de um seminário internacional na terra onde nasceu a arte do Karatê.
Para tornar essa jornada possível, ele contou com o apoio da comunidade e promoveu uma rifa solidária, que teve como prêmio um iPhone 14. O ganhador foi José Benedito Marcomini, sorteado dias antes da viagem.
Em solo japonês, Júlio expressou sua gratidão a todos que contribuíram com essa conquista. Segundo ele, o apoio recebido foi essencial não só para viabilizar a ida ao campeonato, mas também como motivação pessoal. Em mensagem à comunidade, o atleta destacou que está “focado, motivado e muito feliz por carregar o nome do Brasil — e de Carmo do Rio Claro — tão longe.”
Agora, com o kimono vestido e os pés no Japão, Júlio segue determinado a dar o seu melhor, representando com orgulho o país e todos que fazem parte da sua história. A comunidade carmelitana, por sua vez, acompanha à distância e torce com entusiasmo por mais uma vitória.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t