O médico Pedro Luiz Simões, mais conhecido como Doutor Pedro (PL), foi eleito neste domingo (6) o novo prefeito de Guapé (MG) em uma eleição suplementar. Ele venceu com 62,68% dos votos válidos, derrotando outros dois candidatos.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Em segundo lugar ficou Rayza Câmara (Republicanos), com 32,66%, e em terceiro, Luiz Fernando de Oliveira, o Luiz Fernando Enfermeiro (Progressistas), com 4,66% dos votos.
A chapa vencedora contou ainda com Antônio Divino da Cunha (PSDB) como vice-prefeito, representando a coligação “A Verdadeira Renovação”, formada pelos partidos PL e a federação PSDB-Cidadania.
Por que houve nova eleição?
A eleição suplementar foi necessária porque o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) indeferiu o registro de Thiago Sávio Câmara (PSDB), que havia vencido a eleição de 2024. Ele foi considerado inelegível por ter tido o mandato de vereador cassado em 2022.
Como foi a votação
Ao todo, 11.006 eleitores estavam aptos a votar em 36 seções eleitorais espalhadas pelo município. A votação seguiu os mesmos trâmites de uma eleição regular, com apoio de mesários e 14 urnas de contingência para garantir o funcionamento do pleito.
Até a posse da nova gestão, a prefeitura continua sob o comando interino de Handerson Ribeiro (PL), atual presidente da Câmara Municipal.
Justificativa de ausência
Eleitores que não votaram neste domingo têm até o dia 4 de setembro para justificar a ausência. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t