O projeto Ministério Público Itinerante chega nesta semana aos municípios de Guapé, Ilicínea e Coqueiral, no Sul de Minas, com uma programação de atendimentos gratuitos, atividades culturais e serviços à população. A ação, promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), será realizada entre os dias 2 e 4 de setembro, sempre com início às 9h.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
A estrutura montada inclui unidades móveis, tendas e estandes de atendimento, permitindo o acesso da população a uma série de serviços essenciais de forma descentralizada. Em Guapé, a equipe do projeto estará na praça Doutor Passos Maia, nesta terça-feira (2). Na quarta-feira (3), é a vez de Ilicínea, com atendimento na praça Padre João Lourenço Leite. Já na quinta-feira (4), Coqueiral receberá a ação simultaneamente nas praças Dom Pedro II e Sete de Setembro.
Entre os serviços oferecidos gratuitamente, estão:
Atendimento pelas Promotorias de Justiça nas áreas cível, criminal, cidadania, meio ambiente e direitos humanos;
Ouvidoria das Mulheres e Ouvidoria do MPMG para registro de manifestações;
Atendimento jurídico com orientações e encaminhamentos;
Realização de audiências de conciliação e mediação;
Esclarecimentos sobre benefícios previdenciários;
Emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito;
Ações de saúde como vacinação, aferição de pressão arterial e atendimentos veterinários.
Além dos atendimentos diretos, o MP Itinerante também promove reuniões, rodas de conversa e palestras com foco em temas de interesse coletivo, incentivando a participação social e o diálogo com as comunidades locais.
Criado em 2010, o projeto é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos) e tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público da população, principalmente em cidades com menor acesso a serviços públicos.
Em 2024, o MP Itinerante realizou 34 edições em diversas regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Zona da Mata, impactando cerca de 60 mil pessoas. Para este ano, a previsão é de mais de 50 edições, com expectativa de alcançar um público ainda maior.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t