O que é e qual importância da educação financeira

Compartilhar

Por muito tempo, a educação financeira não foi assunto relevante entre a população, mas a chegada de crises financeiras e a necessidade de assegurar o futuro fez com que as pessoas se interessassem em aprender a lidar melhor com o dinheiro.

Como resultado disso, muitos produtores de conteúdo criaram canais de informações para ajudar mais pessoas a organizarem suas vidas financeiras e até mesmo ganhar dinheiro fazendo isso. Hoje em dia, é possível encontrar diversos influenciadores que fazem sucesso na internet falando de dinheiro até para quem ganha pouco.

Cada dia mais a educação financeira se torna essencial na vida do brasileiro e neste post nós vamos discutir um pouco sobre o que é Educação Financeira, sua importância e alguns pilares importantes a se considerar para melhorar o seu conhecimento nessa área.

O que é Educação Financeira?
Educação Financeira é o conhecimento que se adquire de modo a melhorar a sua relação com as suas finanças, incluindo seu dinheiro e os recursos que você tem disponível. O objetivo da educação financeira é permitir que você tenha uma relação saudável com o dinheiro sem cair nas armadilhas do consumismo desenfreado.

Por isso, a Educação Financeira tem o objetivo de te ajudar a entender melhor suas finanças, organizar o seu orçamento e encontrar formas de ganhar mais dinheiro, investir melhor e gastar bem o que você tem disponível, de modo a aproveitar melhor o seu dinheiro.

Muitas pessoas acreditam que educação financeira é para ricos aprenderem a gerenciar suas fortunas, quando na verdade até mesmo quem não possui renda é preciso saber mais sobre dinheiro, onde encontrar e como gastá-lo da melhor forma. Portanto, a educação financeira se torna essencial para qualquer pessoa, incluindo crianças, que devem aprender a lidar com o dinheiro desde pequenas, tendo noção do valor das coisas e aprendendo o básico para ter uma relação saudável com o dinheiro no futuro.

Pixels

A importância da Educação Financeira
Devemos reconhecer que a verdadeira estabilidade não existe. Mesmo que você seja funcionário público, uma hora ou outra pode passar por períodos de aperto financeiro que podem até mesmo acabar com o seu patrimônio.

O conhecimento em educação financeira tem o objetivo de te orientar para que você consiga passar por situações desafiadoras sem muitos problemas, além de conseguir crescer o seu patrimônio em períodos mais prósperos. Felizmente, a única coisa que ninguém pode tomar de você é o seu conhecimento. Por isso, as chances de viver uma vida próspera para quem possui educação financeira são maiores, pois ela pode prevenir que você quebre, te ajudando a tomar melhores decisões ao mesmo tempo que, se algo acontecer, você terá condições de se reerguer por já saber se organizar financeiramente.

Pilares importantes da Educação Financeiras
Existem alguns pilares importantes dentro do conhecimento financeiro para quem deseja se educar nessa área. Eles são todos essenciais para que as pessoas possam ter uma vida financeira mais tranquila e próspera, podendo te ajudar até mesmo a construir patrimônio e conseguir a sua liberdade financeira.

Os pilares que falamos são aprender a gastar melhor o dinheiro que possuir, investir o dinheiro que sobra e aprender a ganhar mais dinheiro para que possa sobrar mais. Todos estes conhecimentos somados são o que formam uma educação financeira de qualidade para você conseguir a sua liberdade.

Gastar bem
O princípio de gastar bem nada mais é do que aproveitar o seu dinheiro da melhor forma, empregando cada quantia no que realmente vai te trazer um retorno igual ou maior em benefícios. Aqui não está incluído a compra de produtos sem necessidade, pagar mais caro por um produto ou deixar de economizar em contas essenciais, como água e energia.

Para gastar bem, a primeira coisa que se deve ter na cabeça é que vai ser preciso que você viva alguns degraus abaixo do que sua renda permite. Muitas pessoas ganham, por exemplo, 2 mil reais, mas vivem com um orçamento muito acima, ficando com dívidas no fim do mês. Outras pessoas utilizam sua renda no limite e ficam amarradas e dependentes dos seus salários. Por isso, é preciso aprender a gastar melhor, tomar decisões de compra mais acertadas, não comprar por impulso naquela loja virtual que você adora e economizar nas contas, tomando medidas para gastar menos com energia, água e até mesmo na comida, evitando frequentar restaurantes ou pedir delivery.

Investir melhor
Cada dia mais o mundo dos investimentos está mais desmistificado. Com isso, muitas pessoas passaram a aprender que investir não é somente para quem tem muito dinheiro e que a poupança nem sempre é o melhor investimento.

Quando você aprende a gastar melhor, sobra dinheiro que vai ficar parado na sua conta, então é preciso aprender a fazer ele trabalhar para você. O mundo dos investimentos também te ensina sobre reserva de emergência, que é fundamental para a sua segurança financeira ou sobre outros investimentos mais arriscados que podem ser ótimas
para o longo prazo. O grande problema dos investimentos é fazê-los sem conhecimento e por isso é necessário aprender como investir melhor.

Existem muitos canais de educação financeira que falam sobre investimentos, desde os mais simples, como algumas opções de renda fixa, até os mais complicados, como a renda variável e seus investimentos em ações, fundos imobiliários, ações estrangeiras e até mesmo criptomoedas.

Abaixo você pode conhecer alguns canais e influenciadores e entender mais sobre investimentos e educação financeira:

● Me Poupe! – Nathalia Arcuri
● O Primo Rico – Thiago Nigro
● Bruno Perini
● Jovens de Negócios – Breno Perrucho
● Economirna – Mirna Borges
● Gustavo Cerbasi

Todos estes são ótimos criadores de conteúdos da área e podem te ajudar tanto a investir melhor, quanto a entender sobre educação
financeira para que você possa ter uma vida mais tranquila.

Pixels

Ganhar mais

Quem não gostaria de ganhar um pouco mais para ter mais dinheiro no fim do mês? Seja negociando o seu salário, mudando de emprego ou fazendo renda extra, sempre é possível ganhar um pouco mais de dinheiro. Para isso, é preciso ter o conhecimento necessário para saber onde procurar formas de ganhar mais.

Ao invés de comprar pela internet, que tal aprender a criar a sua própria loja virtual, ter acesso aos fornecedores, comprar seus produtos mais baratos e ainda vendê-los online para ganhar mais dinheiro. O negócio de loja virtual é só mais uma das possibilidades de ganhar dinheiro online e que pode começar com pouco dinheiro e ser uma ótima opção de renda extra.

Veja outras:

● Trabalhar como freelancer
● Criar um blog ou canal no YouTube
● Ser criador de conteúdo das redes sociais
● Vender como afiliado ou produtor digital
● Vender como afiliado no Magazine Luiza ou Amazon

O meio online é uma das melhores formas de ganhar dinheiro extra pelo fato de você investir pouco e ainda não ter que sair de casa. Ainda assim, é possível ter uma renda extra no físico, vendendo produtos de beleza, lanches, doces ou até mesmo dando aula particular. Aprender a ganhar mais dinheiro passa por escolher a melhor forma para você, de acordo com as suas habilidades e o que pode ser mais conveniente para sua situação atual.

Melhore a sua vida começando pelas finanças
Para melhorar sua vida financeira, o ideal é você se educar. Para isso, não deixe de seguir essas dicas acima e procurar saber mais sobre os pilares que discutimos. Não deixe de seguir também os canais de educação financeira que indicamos, bastando você procurar estes nomes no Instagram,
YouTube, Google e acessar as páginas verificadas, que são as oficiais de cada criador.

Gostou de saber mais sobre educação financeira? Este é um assunto que te interessa? Deixe o seu comentário abaixo nos contando o que mais você deseja saber sobre finanças e nós traremos para você nos próximos posts.

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “O que é e qual importância da educação financeira

Comments are closed.