As obras de construção do novo Hospital Oncológico, anexo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, entraram em uma nova fase neste início de março, em Pouso Alegre. No local já aconteceram as escavações e já foram construídos os muros de contenção. Foram escavados 15 mil metros cúbicos de terra.
Segundo o diretor executivo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Igor Oshiro, nesta etapa, a empresa contratada realiza a concretagem das fundações e base de sustentação do edifício, que terá 5 andares para atendimento de pacientes com câncer. A FUVS é mantenedora do HCSL.
“Começaram as fundações. Nas etapas anteriores foi a escavação e o muro de contenção. A gente tem um muro em volta com mais de 4,5 metros de profundidade e agora sim fazer a fundação, a base. Então a gente estima que entre essa semana e a próxima, essa máquina vá fazer a perfuração para fazer a parte dos pilares de fundação”, afirmou.
O terreno doado para as obras fica ao lado do HCSL, no antigo campo da Lema, em frente à UPA. Na área de 2,8 mil m² será erguido o Hospital do Câncer, que terá cinco pavimentos e mais de 11 mil m² de área construída, com capacidade de mais de 100 leitos para atender pacientes de 53 municípios. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.
“Nós estamos acompanhando as instalações das estacas, são 90, para começar a dar a base de sustentação para levantar o hospital. Então é um momento muito importante, um sonho sonhado por muitas pessoas se concretizou”, citou o vice-prefeito Cel. Dimas.