Ocupação de UTIs supera 80% em 13 capitais no País

Compartilhar

A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) destinados para o tratamento da covid-19 em hospitais públicos supera os 80% em pelo menos 13 capitais do Brasil. O país ultrapassou, nesta 4ª feira 1, o número de 60.000 mortes pela doença.

O levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a ocupação atingiu ao menos 80% em Natal (RN), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Luís (MA), Maceió (AL), Boa Vista (RR), Teresina (PI) e a região metropolitana de Vitória (ES). Os dados correspondem ao dia 29 de junho.

A situação é mais complicada em Natal, que tem 100% dos leitos ocupados, e em Rio Branco, com 95% das vagas preenchidas. A ocupação chega aos 86% em Belo Horozinte, depois da cidade ter voltado atrás em algumas medidas de relaxamento e, agora, ter apenas os serviços essenciais em funcionamento.

Em Maceió, também 86% das camas estão preenchidas. A taxa de ocupação da região metropolitana de Vitória é de 84%. Em Curitiba, 83% dos leitos de UTI destinados à covid-19 estão ocupados. Em 4 hospitais da capital paranaense, não existem mais vagas nas alas exclusivas para os pacientes com a doença.

Salvador tem 82% de ocupação. Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Boa Vista apresentam 81% dos leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 preenchidos. São Luís e Teresina, 80%.

O Ministério da Saúde informou nesta 4ª que 90% das cidades do Brasil já registraram casos de contaminação pelo novo coronavírus até 27 de junho.

Os dados apresentados pela pasta revelam ainda que a doença está se interiorizando. Até 18 de abril, 65% dos casos eram registrados nas capitais. De 17 a 23 de maio, já se observava que a maioria dos casos estava nas cidades do interior. Ao final da semana encerrada no dia 27 de junho, os municípios do interior tinham 60% dos casos confirmados de covid-19.

Fonte: Folha de São Paulo
Faça seu comentário usando o Facebook