Operação apreende caminhão de quartzito

Compartilhar

Uma operação de fiscalização realizada pelos agentes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, na terça-feira, 26, culminou com a apreensão de um caminhão carregado com pedras quartzito (conhecida como pedra mineira), extraídas de forma clandestina na Fazenda Turvo, em Capitólio, em área que se encontra embargada desde 2008.

De acordo com o chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, Fernando Tizianel, a abordagem foi feita às margens da rodovia MG-050, quando o caminhão saía da área do Parque carregado de pedras.

“A mineração clandestina vem causando vários danos ambientais, como supressão de vegetação nativa em campos rupestres que abrigam espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como a arnica. O rendimento nesse tipo de mineração é baixo (menos de 10% é aproveitado, o resto vira rejeito), acarretando remoção do solo e subsolo, gerando uma imensa quantidade de rejeitos. Também são atingidas áreas de nascentes e margens de cursos d’água, com assoreamento dos seus leitos”, disse Tizianel.

Operação apreende caminhão de quartzito
Via Folhadamanha
Faça seu comentário usando o Facebook