Onda Sul FM

Operação do MP e Polícia Civil visa coibir desvios em armazéns de café; 14 mandados estão sendo cumpridos

Na manhã desta terça-feira, 13, a Polícia Civil cumpre 14 mandados de busca e apreensão na primeira fase externa da Operação Ouro Verde, em Três Pontas. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público e visa coibir desvios em armazéns de café no município.

De acordo com a polícia, as investigações começaram há aproximadamente seis meses após a denúncia de cafeicultores da cidade. E durante o trabalho, “foram colhidos indícios da prática de outros crimes, tais como organização criminosa, falsidade ideológica e sonegação fiscal”.

Além disso, empresas e pessoas jurídicas do ramo do comércio de café também estariam envolvidas no esquema de desvio.

Ao todo, conforme a Polícia Civil, foram desviadas cerca de 25 mil sacas de café, levando a um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões.

Notas “frias”

A polícia divulgou ainda que a Receita Federal, que passou a integrar a força tarefa criada no curso das investigações, apurou que o esquema de sonegação utilizava empresas que emitiam “notas fiscais ideologicamente falsas para acobertar a compra de café sem nota ou sem origem”.

Segundo os dados da Receita Federal, essas mesmas empresas foram responsáveis pela emissão de R$ 1,5 bilhão em notas fiscais não regulares nos últimos quatro anos.

Medidas cautelares e próximos passos

De acordo com a Polícia Civil, buscando garantir que as vítimas possam recuperar parte ou até mesmo a totalidades dos valores desviados, foram bloqueadas contas bancárias e impostas restrições em veículos dos proprietários dos armazéns investigados.

As investigações continuam e agora buscam identificar outras pessoas envolvidas no esquema. Participam da operação 62 policiais civis e 14 servidores da Receita Federal , entre auditores e técnicos.

Uma entrevista coletiva deve ser realizada pela polícia durante a tarde para a divulgação de mais detalhes do caso.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA