Pesquisar
Pesquisar

SAMU pede Socorro – Profissionais entram em Greve e reivindicam valorização e melhores condições de trabalho

12/07/2025
em Destaque, Destaque
SAMU pede Socorro – Profissionais entram em Greve e reivindicam valorização e melhores condições de trabalho

Os condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Minas Gerais iniciaram uma paralisação das atividades em protesto contra a desvalorização da categoria. Entre as principais reivindicações está o reconhecimento legal como profissionais da saúde, já que, apesar de atuarem diretamente no atendimento pré-hospitalar de urgência, ainda não têm esse reconhecimento formal.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Outro ponto de insatisfação diz respeito ao piso salarial da enfermagem. Técnicos e enfermeiros do serviço denunciam atrasos no repasse por parte do governo estadual. Os condutores socorristas, por sua vez, relatam defasagem salarial há anos, sem reajustes compatíveis com os riscos e a complexidade da função exercida.

A greve já impacta o atendimento à população, com diversas unidades operando com efetivo reduzido. A situação preocupa os gestores da saúde no estado, especialmente diante da possibilidade de colapso do serviço em quase 700 municípios mineiros.

Mesmo diante do agravamento do cenário, o serviço de urgência e emergência não integra a agenda oficial do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que visita Minas Gerais nesta sexta-feira (11) e sábado (12).

Prefeitos e representantes de dez consórcios de saúde do estado cobram a regularização dos repasses federais destinados ao custeio do SAMU. Em maio, representantes municipais estiveram em Brasília para tratar do tema com o ministro, e formalizaram as demandas por meio de ofício enviado em 9 de junho. Até o momento, não houve resposta oficial.

O financiamento do SAMU é feito de forma tripartite: 50% da União, no mínimo 25% dos estados e no máximo 25% dos municípios. No entanto, segundo levantamento de dez consórcios responsáveis pela gestão do serviço em Minas, o governo federal tem repassado, em média, apenas 40,21% do valor acordado.

Com isso, estima-se que o SAMU encerrará o ano de 2025 com um déficit de R$ 56,8 milhões, o que pode inviabilizar a continuidade das atividades em diversos municípios.

Além da regularização dos repasses, os consórcios pedem a revisão dos valores enviados pela União, alegando que os contratos de trabalho são majoritariamente no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que prevê obrigações como 13º salário e benefícios não contemplados nas 12 parcelas atualmente pagas pelo Ministério da Saúde.

Reivindicações da categoria:

Os condutores socorristas reivindicam aumento salarial — os vencimentos atuais giram em torno de R$ 1,7 mil — e pedem inclusão no rol de profissionais da saúde. Esse reconhecimento garantiria benefícios como aposentadoria diferenciada e gratificações. Para isso, é necessário o avanço de um Projeto de Lei (PL) no Congresso Nacional.

Já os trabalhadores da enfermagem, representados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde-MG), afirmam que o piso nacional da categoria, embora enviado pelo Ministério da Saúde, não tem sido repassado em dia pelo governo estadual.

Uma reunião entre o sindicato e representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está marcada para a próxima segunda-feira (14) para discutir o assunto.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_tReceba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

0
COMPARTILHAMENTOS
384
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: #samu #greve #minas

Relacionado Posts

Grave acidente na MG-179 em Pouso Alegre deixa uma vítima fatal
Destaque

Grave acidente na MG-179 em Pouso Alegre deixa uma vítima fatal

30/08/2025
Operação em conjunto da Polícia apreende 4 MIL pinos de cocaína
Destaque

Operação em conjunto da Polícia apreende 4 MIL pinos de cocaína

30/08/2025
VÍDEO: Com grandes atuações, Alisson Siqueira se torna referência nas quadras do Sul de Minas
Destaque

VÍDEO: Com grandes atuações, Alisson Siqueira se torna referência nas quadras do Sul de Minas

29/08/2025
VÍDEO: Veja o momento exato em que transformador explode na cidade de Ilicínea
Destaque

ATUALIZAÇÃO: Cemig pronuncia após explosão de transformador em Ilicínea

29/08/2025
Próximo Post

Caminhonete é encontrada parcialmente submersa em açude entre Alfenas e Fama

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo