Pacientes com dores nas costas têm encontrado alívio por meio de um tratamento gratuito oferecido por um projeto de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Utilizando tecnologia a laser combinada com técnicas fisioterapêuticas modernas, o atendimento é realizado no campus da universidade em Passos, no Sul de Minas.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
O projeto alia inovação científica e cuidado comunitário, proporcionando uma alternativa acessível e eficaz para o controle da dor e melhora da qualidade de vida. Os procedimentos são realizados com equipamentos de última geração, adquiridos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Segundo a coordenadora do projeto, professora Fernanda Rossi Paulillo, da área de Biomecânica e Cinesiologia, o laser tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e quando utilizado em conjunto com outras técnicas, como roller, vacuoterapia e ultrassom, potencializa o relaxamento muscular, melhora a microcirculação e acelera a recuperação dos pacientes.
O tratamento é indicado tanto para dores inespecíficas quanto para quadros pós-cirúrgicos. Antes de iniciar as sessões, os pacientes passam por uma avaliação detalhada que considera postura, força muscular, dor, composição corporal e até aspectos cognitivos relacionados ao envelhecimento.
As sessões são conduzidas por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas e estudantes de cursos como medicina, biomedicina e educação física. Além do foco nas dores nas costas, o projeto já investiga outras aplicações da tecnologia a laser, como no tratamento de lipedema, sarcopenia e cicatrização de feridas.
Como participar
Interessados em receber o tratamento devem entrar em contato pelo e-mail [email protected], onde receberão orientações sobre a triagem inicial. Após essa etapa, os pacientes são encaminhados para atendimento gratuito no laboratório da UEMG em Passos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t