Parque Ecológico em Guapé adota medidas de segurança após mortes por cabeça d’água em cachoeira

Compartilhar

O Parque Ecológico do Paredão, em Guapé, onde três pessoas morreram após uma cabeça d’água em uma cachoeira no dia 1º de janeiro, terá novas medidas de segurança para evitar acidentes. Entre as ações, está prevista a presença de três guarda-vidas no local em épocas de maior movimento, como período de férias e carnaval.

As medidas foram acertadas em uma reunião entre a Prefeitura de Guapé e a administração do parque. Antes, dois guarda-vidas costumavam se revezar em atendimentos nas três cachoeiras que compõem o complexo. Agora, cada um deve ser responsável por uma cachoeira.

“Todos os frequentadores têm que entender que o guarda-vidas naquele local é uma autoridade. Se ele falou pra não pular, não ir a algum local, é porque o local ou a atitude oferecem risco”, explicou o capitão dos bombeiros, Marcelo Ventura Oliveira.

Além disso, há a recomendação de que haja instalação de cabos de aço ao longo das trilhas e que algumas áreas que apresentem riscos de queda sejam isoladas. “A gente orientou o isolamento naquele pedacinho em que uma queda, um platô de uma cacheira segue pra cachoeira seguinte”, detalhou.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Infraestrutura, além do setor jurídico da prefeitura.

Mas segundo o bombeiro, também é preciso que os banhistas estejam atentos. “Em caso de mau tempo, não ficar na água. E se perceber que está vindo a cabeça d’água, saia pro lado mais prático, mais fácil e espera a cabeça d’água passar”.

A reunião ainda definiu que o restaurante que funciona no parque deve apresentar um projeto de segurança. “Como é uma área comercial, eles foram notificados, vão apresentar um projeto de segurança contra incêndio e pânico. Esse projeto é analisado pelo Corpo de Bombeiros. Aprovado, o restaurante executa as medidas de segurança e aí sim recebe o auto de vistoria”.

Foto: Reprodução EPTV

 

Fonte: G1
Faça seu comentário usando o Facebook