Passos anuncia utilização de cloroquina para tratamento do Coronavírus

Compartilhar

Passos é a primeira cidade do Sul de Minas a anunciar o uso de cloroquina para tratamento de Covid-19. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo prefeito Carlos Renato Lima Reis (Cidadania), que revelou a compra de 200 mil cápsulas do medicamento à base de cloroquina e hidroxicloroquina, além de azitromicina.

A decisão foi tomada após protocolo editado pelo governo federal para uso da cloroquina. Desta forma, a Prefeitura de Passos informou que o município vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com a prefeitura, a cloroquina não será distribuída indiscriminadamente. O paciente precisará passar por uma criteriosa avaliação através de um profissional médico, que vai decidir se o mesmo precisará ou não tomar o medicamento, dependendo do estado de saúde ou de outras doenças. Nesse caso, o paciente deverá assinar um termo, onde declara estar ciente de que o remédio não possui eficácia comprovada cientificamente.

Ainda segundo a administração municipal, o termo de consentimento, que deve ser assinado pelo paciente, enfatiza que não existe garantia de resultados positivos e que não há estudos demonstrando benefícios clínicos. O documento afirma que o paciente deve estar ciente que a cloroquina pode causar efeitos colaterais que podem levar à disfunção grave de órgãos, além do prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até mesmo ao óbito.

Coronavírus em Passos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira (21), Passos possui 11 casos confirmados do novo coronavírus, sendo uma morte.

Cloroquina
O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Mas não há comprovação científica de que esse remédio seja capaz de curar a Covid-19. Estudos internacionais não encontraram eficácia no medicamento, e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a utilização. O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No intervalo de menos de um mês, os dois deixaram o governo.

Fonte: G1

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Passos anuncia utilização de cloroquina para tratamento do Coronavírus

Comments are closed.