Passos aparece entre as cidades com menor índice de violência do País e é destaque no Estado de MG

Devido a queda de homicídios em Passos, a cidade foi colocada no ranking das menos violentas do Brasil. Conforme o levantamento, em sete anos os números foram de 46 em 2011 para sete em 2018. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) contabiliza os municípios com mais de cem mil habitantes.

No ranking estadual, a cidade de Betim aparece como a mais violenta do Estado. O estudo, portanto, é um desdobramento do Atlas da Violência, que destrincha os dados das 310 cidades médias e grandes do país. Para medir o nível de violência, o Ipea se debruçou sobre a taxa de homicídio por cem mil habitantes nos municípios brasileiros no ano de 2017.

Além disso, de acordo com o Ipea, as cidades com os maiores registros de homicídios e violência, em geral, também possuem os piores números de acesso a educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho, enquanto as menos violentas têm indicadores considerados parecidos ao dos países desenvolvidos.

As cidades mais violentas têm, em média, 60% da taxa de atendimento escolar das menos violentas, e o percentual de jovens de 15 a 24 anos que não estudavam, não trabalhavam e eram vulneráveis à pobreza era quatro vezes maior.

Fonte: Folha da Manhã

 

 

 

 

 

Faça seu comentário usando o Facebook