Passos pretende instalar coleta seletiva ainda esse ano

Compartilhar

O diretor Municipal de Meio Ambiental, o coronel aposentado da Polícia Militar Gilson de Oliveira Wenceslau, afirma que a Prefeitura de Passos pretende, ainda em 2021, implantar a coleta seletiva de material reciclado no perímetro urbano do município.

“Com o apoio do Ministério Público, a prefeitura está se mobilizando para que Passos venha ter ainda em 2021, a coleta seletiva de materiais recicláveis em todo o perímetro urbano. Tal situação vai possibilitar gerar trabalho e renda, para associações, cooperativas e catadores”, disse o diretor.

Com a pandemia, a coleta de material coletado foi impactada na cidade. De acordo com Wenceslau, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Sedest), a administração pretende iniciar projetos para ajudar duas entidades do setor de coleta de material reciclável e catadores autônomos.

Segundo ele, o primeiro passo é cadastrar os interessados, caso ainda não sejam, no Cadastro Único para que eles possam receber apoio de programas do governo federal e outros programas de ajuda a família de baixa renda.

Wenceslau também afirma que, em parceria com o Ministério Público, o município tem buscado apoio para as duas entidades ligadas à coleta seletiva de recicláveis no município, a Coocares e a Associação AAção Reciclagem. De acordo com o diretor, a Cooperativa Coocares ainda não apresentou documentos necessários, conforme previsão legal, que possibilita a formalização de apoio por parte do município.  A princípio, estão sendo solicitados o estatuto da entidade, a ata da última eleição da diretoria e do conselho fiscal e a certidão negativa junto à União, Estado e município.

“Por hora, os autônomos, que normalmente vendem os recicláveis no ferros-velhos por causa da melhor oferta e mais perto de suas casas, serão cadastrados, possibilitando futuramente a realização de políticas públicas.

Já os moradores de rua, que também praticam a mesma atividade, já são beneficiados pelo Centro Pop Padre Leo, que oferece café da manhã, almoço e banho. Para dormir, eles recorrem às vezes ao Albergue Santo Agostinho”, disse.

Sobre a AAção Reciclagem em relação à pandemia, o ex-presidente disse que a entidade no primeiro semestre de 2020, teve dívida de aproximadamente de R$ 40 mil, mas no início do corrente ano, o débito foi saldado. Wenceslau revelou que hoje a AAção conta com 14 colaboradores remunerados mensalmente e foco da associação é mais na coleta de materiais recicláveis de residência.

 

Fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Passos pretende instalar coleta seletiva ainda esse ano

Comments are closed.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com