Onda Sul FM

Passos registra surto de dengue

De acordo com o informado pela Vigilância Sanitária e reproduzido pela Secretaria Municipal de Saúde de Passos, 86 casos de dengue foram registrados.

Esses registros foram contabilizados a partir das primeiras nove semanas deste ano. Além desse número, um total de 1.403 situações de suspeita da doença também foi contabilizada.

Em Passos, os bairros que apresentam maior incidência dos casos são: Centro (18 casos), Penha/Cohab (17 casos), São Francisco (5), Muarama (4) e Canjeranus (3).

Todas as informações feita pelas unidades de saúde foram encaminhada até a Vigilância Epidemiológica, onde foi encaminhada até ao Núcleo de Zoonoses para que fossem realizadas ações de prevenção, bloqueio e combate ao mosquito vetor da doença. O Aedes aegypti.

No início do ano de 2019, um estudo feito Levantamento do Índice rápido de Aedes aegypti (LIRA), indicou situação de risco no município. No estudo, a cada 100 imóveis consultados, sete possuiam criadouros do mosquito. De acordo com os dados, qualquer valor maior que 3,9 já corresponde risco de epidemia, risco de surto. Sendo assim, o município de Passos obteve resultado 7,2. 

Para conter os casos de dengue, além das medidas por parte do município para reduzir o índice de infestação, e consequentemente de casos confirmados, a Secretaria de Saúde de Passos, convida a população para ajudar a eliminar o foco da doença.

“Nosso objetivo é eliminar o mosquito, e consequentemente, com a dengue em nossa cidade,  esta tarefa não é individual, mas depende de uma ação coletiva e de um trabalho intersetorial”, comenta em boletim.

 

 

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2020 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA