Patrulha Rural de Alpinópolis homenageia SR. Quinca Venuto

Compartilhar

Alpinópolis, (05), sábado a Patrulha Rural realizou visita a um grande admirador da polícia militar o Sr. Joaquim Ribeiro da Silva, 94 anos, um exemplo de vida a todos da comunidade alpinopolense e região.

Os integrantes da Patrulha Rural aproveitaram a oportunidade e durante o cadastramento de propriedades rurais visitaram o Sr. Joaquim Ribeiro da Silva, conhecido carinhosamente por “Quinca Venuto”, apelido que faz alusão a sua família e os antepassados que tinham como sobrenome Benevenuto. Sr. Quinca nasceu aos 03 janeiro de 1926, em Alpinópolis, e descendente de Ana Teodora de Figueiredo, “Dona Indá”, fundadora de Alpinópolis é filho de Antônio Joaquim da Silva e Ana Umbelina da Silva sendo casado por mais de 50 anos e pai de 10 filhos e um exemplo cidadania, de honestidade, solidariedade e amor ao próximo.

Com seus 94 anos Sr. Joaquim ainda realiza suas tarefas diárias em seu Sítio no Bairro Angola, onde é assistido por seus familiares que lhe dão total apoio e assistência, também reside com seu filho caçula César, que é muito carinhoso e atencioso.

Chegar à residência do Sr. Joaquim que possui uma memória inabalável, e trocar “pé de prosa” com o nonagenário é dar uma volta ao passado e lembrar de um tempo onde a energia elétrica era novidade, água encanada era raro e privilégio de poucos, as terras para as plantações eram preparadas nos arados a boi e que o diálogo entre as famílias eram a atração principal de um domingo ou de visita aos conhecidos e familiares.

Ficar na presença de Sr. Joaquim é conhecer a receptividade da população mineira e dos moradores da zona rural, que com seus agrados culinários através de seus quitutes encantam qualquer cidadão, não simplesmente pela comida mas pela generosidade da população mineira.

Sr. Quinca vivenciou muita coisa durante sua vida, enfrentou muitas dificuldades, tristezas, porém nunca se deixou abater pelos empecilhos da vida e sempre procurou educar seus filhos com base na religião e trabalho, pilares que foram repassados aos netos, bisnetos e trinetos.

“Na vida nem tudo é alegria, exitem muitas tristezas e desafios a serem enfrentados, sou feliz pois minha família é unida e nunca me desamparou” disse seu Joaquim Ribeiro.

Na oportunidade os integrantes da Patrulha Rural conversaram com seu Joaquim e familiares parabenizando o nonagenário pela história de vida e enalteceram a importância da união familiar. Relembrou que seu Joaquim foi sempre preocupado com a segurança e no inicio do cadastramento rural participou de reuniões e sempre apoiou a causa da policia militar.

“Seu Joaquim é um exemplo de vida e nos inspira a sempre seguir em frente e nunca desanimar dos desafios da vida. É um exemplo de cidadania e sempre foi muito preocupado com a segurança pública reconhece o serviço e empenho dos militares na redução da criminalidade nos últimos anos”. Disse o Cb Juliano.

Hoje a Patrulha Rural implantada em Alpinópolis é exemplo para demais municípios de nossa região chegando a ganhar destaque em nível estadual, sendo que várias ações aqui implantadas serão adotadas pela PMMG em todas as cidades que possuem esse portfólio de policiamento.

 

Fotos tiradas antes da Pandemia

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Patrulha Rural de Alpinópolis homenageia SR. Quinca Venuto

Comments are closed.