Pequeno produtor precisa de crédito para enfrentar pandemia, diz deputado

Compartilhar

Bancada do agro incluiu agricultores entre os beneficiários da MP que facilita financiamento de capital de giro para micro, pequenas e médias empresas

Uma medida provisória que busca incentivar o financiamento do capital de giro para as micro, pequenas e médias empresas foi tema do programa Conexão Brasília, desta terça-feira, 27. A MP 992/2020, prevista na pauta do dia do plenário da Câmara dos Deputados, foi editada para atender segmentos mais atingidos pelas dificuldades econômicas geradas durante a pandemia.

O deputado Christino Aureo (PP-RJ) explicou que essa linha de crédito se junta a várias outras iniciativas tomadas por conta do momento atual que o país vive. E destacou as emendas da Frente Parlamentar da Agropecuária (FP

Aureo citou alguns segmentos como mais prejudicados, caso dos setores hortifrúti e leite. “São cadeias que precisam permanentemente do apoio. Essa linha de crédito procura facilitar o acesso”.

A medida ainda traz outros incentivos de apoio ao crédito. Permite, por exemplo, que um imóvel seja oferecido em garantia para mais de uma operação de crédito. É a alienação fiduciária com compartilhamento do bem.

“Muitas vezes, o produtor ainda tem limite de crédito a ser tomado, mas a propriedade já está onerada, já foi dada como garantia. Ou seja, nós estamos fazendo esse trabalho para desburocratizar o crédito, permitir o uso dessas garantias”, disse o parlamentar.

Saiba mais

A medida provisória incentiva o empréstimo de capital de giro para micro, pequenas e médias empresas, além de incluir o produtor rural. É o programa Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE).

Empresas que tiveram um faturamento bruto anual em 2019 de até R$ 300 milhões terão direito a contratar o financiamento junto às instituições financeiras, recebendo benefícios fiscais. Os interessados terão prazo mínimo para pagamento em 36 meses e 6 meses de carência para começar a pagar.

A MP já está valendo e o prazo para contratação é de até 31 de dezembro de 2020. Mas, para não perder a validade, a medida precisa ser votada pelo Congresso. O texto está na pauta da sessão plenária da Câmara dos Deputados desta terça-feira.

 

 

 

Fonte; Canal Rural 

 

 

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Pequeno produtor precisa de crédito para enfrentar pandemia, diz deputado

Comments are closed.