Pesquisa aponta que brasileiros aprovam funcionamento de comércios em domingos e feriados

Compartilhar

Em pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) foi constatado que três de cada quatro brasileiros são a favor de que comércios abram em domingos e feriados. Do público participante, 74,6% dos entrevistados são favoráveis as lojas, shopping e supermercados não fecharem nestas datas.

Ainda em relação a essa ideia, 45% dos participantes levantaram a proposta de que deveria ser aberta em horário reduzido e 29% optaram pelo funcionamento normal. Para 69% dos entrevistados, a abertura dos estabelecimentos no mesmo horário que nos dias úteis, acarretaria em um aumento nas vagas de emprego.

Em novembro do ano passado, foi lançado a Medida Provisória 905, que criou o Programa Verde e Amarelo, que alterou leis trabalhistas e facilitou a possibilidade do trabalho aos domingos e feriados. Porém, mesmo com essa medida, os setores ainda precisam de que convenções coletivas e legislações municipais liberem que seus funcionários trabalhem nesses dias.

O presidente da CNDL, José César da Costa, comentou sobre os problemas que o comércio enfrenta por fechar em feriados e domingos. “Quando o comércio deixa de vender, também deixa de investir e de contratar. Essa consequência não é boa nem para o comércio e nem para os trabalhadores”, explica.

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Pesquisa aponta que brasileiros aprovam funcionamento de comércios em domingos e feriados

Comments are closed.