Pesquisa em Itaú de Minas mostra o ex-prefeito Norival na liderança

Compartilhar

O ex-prefeito Norival Lima (DEM) lidera a primeira pesquisa Folha/ F5 Atualiza Dados que apurou a intenção de votos entre os eleitores de Itaú de Minas para o pleito eleitoral deste ano. Em dois cenários ele está na frente, tanto na espontânea quanto na estimulada.
A pesquisa foi realizada a pedido da Folha da Manhã, a fim de conhecer a tendência e o comportamento do eleitorado de Itaú de Minas MG com relação as eleições municipais deste ano. Foram entrevistados 373 eleitores de Itaú de Minas no dia 28 de maio de 2020, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5 pontos percentuais.

Na questão espontânea foi perguntado ao eleitor em quem ele votaria para prefeito da cidade de Itaú de Minas na próxima eleição. 62,89% dos entrevistados não tiveram nenhum nome em mente; 13,74% disseram votar em Branco/Nulo; 18,05% declararam voto em Norival, 2,15% em Walllace, 1,08% em Ronilton, 0,53% em Flaviano Imóveis, Alberto, Matheus Vilela, Oberdan, Crezinho, Roberto Gonçalves e Célio Antônio 0,26% cada um. O grande número de eleitores indecisos reflete o desinteresse, pela maioria do eleitorado frente às eleições municipais de 2020.

A pesquisa também perguntou ao eleitor qual é o interesse pelas eleições de 2020. 30,75% disseram ter nenhum interesse; 25,94% disseram ter interesse médio; 21,12% disseram ter muito interesse e 21,12% disseram ter pouco interesse pelas eleições deste ano.
Cenário 1

Foram apresentados ao eleitor de Itaú de Minas dois cenários hipotéticos na pesquisa estimulada. No cenário 01 onde foi revelado ao entrevistado os nomes dos possíveis candidatos da próxima eleição, as respostas estimuladas revelaram: Norival Lima (DEM) com 57,22%, Wallace Filho do Clezinho (PSB) com 13,90%, o atual prefeito Ronilton (PSD) com 2,94%, Matheusinho (Avante) 2,94% e Flaviano Imóveis (Cidadania) com 2,14%. Branco/Nulo somam 11,50% e indecisos 9,36%. Com o estimulo da apresentação dos nomes houve uma redução significativa no número de indecisos.
Cenário 2

No cenário 02, usando o mesmo sistema de apresentação dos nomes, é apresentado o nome de José Carlos do Posto M2 (DEM) no lugar de Norival Lima (DEM) e não é apresentado o nome de Matheusinho (Avante). Desta vez a pesquisa revelou os seguintes resultados: Wallace Filho do Clezinho (PSB) lidera com 30,48%, seguido por Flaviano Imóveis (Cidadania) com 11,23%, José Carlos do Posto M2 (DEM) aparece com 5,61% e Ronilton (PSD) com 4,28%. Branco/Nulo somam 30,21% e indecisos 18,18%.

A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 5.0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. Os contratantes foram a F5 Atualiza Dados Pesquisas/Folha da Manhã (Emp. Jor. Santa Marta) e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº MG-05490/2020.
No momento, eleitor vota pela mudança

ITAÚ DE MINAS – Para o diretor executivo da F5 Atualiza Dados, Domilson Coelho, neste momento o eleitor de Itaú de Minas vota pela mudança e não pela continuidade: “essa foi a tendência detectada”. Caso venha ser candidato Norival Lima (DEM) – que pode ter a sua candidatura barrada pela justiça eleitoral devido a rejeição de contas de sua administração – lidera a intenção de voto conforme demonstra o cenário 01 e espontâneo, na sua ausência Wallace filho do Clezinho (PSB) abre vantagem sobre o segundo colocado Flaviano Imóveis (Cidadania).

A pesquisa também mediu a rejeição dos nomes dos possíveis candidatos a prefeito da próxima eleição. O atual prefeito Ronilton é rejeitado por 40,64% dos eleitores, Matheusinho (Avante) por 5,35%, Flaviano Imóveis (Cidadania) por 4,55%, Norival Lima (DEM) 4,01%, José Carlo do Posto M2 (DEM) por 3,21%, Wallace filho do Clezinho (PSB) por 1,07%. 33,69% disseram que não votariam em nenhum e 7,49% NS/PNO.
Avaliação

Foi perguntado ao eleitor como ele avaliava a administração do prefeito Ronilton de modo geral. 77,27% consideram a Administração Péssima/Ruim/Regular Negativo, ou seja, desaprovam. 21,13% consideram a Administração Boa/Regular Positivo/Ótima. 1,60% NS/PNO.

Foi avaliado, também, de forma individual, a atuação do prefeito Ronilton, com a seguinte pergunta: Você aprova ou desaprova a forma como o prefeito Ronilton vem administrando a cidade? 76,74% desaprovam o prefeito Ronilton, 19,52% aprovam e 3,74% não souberam ou não
responderam.

 

Fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Pesquisa em Itaú de Minas mostra o ex-prefeito Norival na liderança

Comments are closed.