O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) aprovou, por meio de assembleia nesta quinta-feira (15), a paralisação dos serviços para pilotos e comissários de voo em todo o país. A paralisação começará na segunda-feira (19), e segundo o comunicado, seguirá por tempo indeterminado.
“Os aeronautas reivindicam recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas. Reivindicam, ainda, melhorias nas condições de trabalho para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, como a definição dos horários de início de folgas e proibição de alterações nas mesmas, além do cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos”, afirmou o SNA.
O comunicado pontua ainda que duas propostas foram feitas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), mas acabaram recusadas por não atenderam às expectativas e às demandas da categoria. O SNA argumentou também que, mesmo com o reaquecimento do setor aéreo, “as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas”.
“Os pilotos e comissários de voo do Brasil contam com a compreensão da sociedade e com o bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos”, finalizou.
A reportagem entrou em contato com órgãos e entidades ligadas ao setor, como o próprio Snea, a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). À medida que informações forem repassadas, o texto será atualizado.